quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

NOTÍCIAS

Cenário climático é favorável a boas chuvas no semiárido 

“A evolução das variáveis que controlam as chuvas do Nordeste se mostram favoráveis a um inverno regular”. A afirmativa do meteorologista Gilmar Bistrot pode-se traduzir numa afirmação simples e esperada por muitos: vai chover no sertão nordestino.

Os dados climáticos de dezembro de 2013 eram as últimas informações esperadas para a confirmação da previsão. De acordo com o meteorologista, o comportamento da diferença em temperatura dos oceanos atlântico norte e sul é semelhante ao de dezembro de 2007, propiciando no ano seguinte, 2008, boas chuvas no RN.

“No período que o Oceano Atlântico Sul é mais quente que o Norte é que chove no Nordeste. Quanto maior essa diferença, mais possibilidade de chuva”, explica. “Em análise, percebemos que este comportamento está melhor do que ano passado, e bem semelhante a 2007”, acrescenta Bistrot. No ano de 2008 houveram chuvas satisfatórias no estado, apesar de iniciadas tarde, somente em março.


A previsão é de chuvas para os próximos dias, devido a formação de um terceiro Vórtice Ciclônico. Segundo Bistrot, a partir do dia 16 o clima está favorável para chuvas que devem seguir por todo o mês, que pode coincidir  com o início do tempo chuvoso, em fevereiro. “Outro vórtice ciclônico se aproxima e está numa posição ideal para chuva. Já está começando a formar chuvas na região oeste”, relata. No entanto, não dá para dimensionar o volume de chuvas que poderá incidir no estado.
tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário