terça-feira, 21 de janeiro de 2014

NOTÍCIAS DO CAMPO

Deputados querem produção de plantas para animais em áreas irrigadas do Nordeste

Projeto destina porcentual das áreas de projetos de irrigação com produção de forrageiras, plantas destinadas à alimentação animal. Os deputados federais estão preocupados com a seca e os seus efeitos na criação de animais no Nordeste. A preocupação é tanta que já tramita na Câmara um projeto de Lei 5640/13 destina porcentual das áreas de projetos públicos de irrigação em propriedades localizadas na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) à produção de forrageiras, plantas destinadas à alimentação animal.

Pelo texto, do deputado Jesus Rodrigues (PT-PI), esse tipo de cultura deve ocupar pelo menos uma unidade parcelar com área não inferior à da unidade de agricultor irrigante familiar.

Ainda conforme a proposta, o Poder Público federal, em parceria com estados e municípios, terá de implantar pelo menos uma unidade de produção em cada município de atuação da Sudene no prazo de cinco anos após a publicação da nova lei.

Seca
Rodrigues lembra que a Região Nordeste ocupa 18,3% do território brasileiro, e conta com 1.793 municípios distribuídos por nove estados. O deputado destaca também que uma característica da região, apesar de deter 18% das bacias hidrográficas do Brasil, são os períodos recorrentes de longas estiagens.

www.iapar.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário