sábado, 20 de abril de 2013

NOTÍCIAS

Chuvas trazem esperança para os moradores do interior do RN

Água escorrendo pela terra ressacada, barreiros cheios, preces aos céus, esperanças renovadas. Assim era o clima na manhã deste sábado no interior do Rio Grande do Norte depois das chuvas que atingiram todas as regiões do Estado, com mais intensidade no Oeste e no Seridó. De acordo com informações publicadas em blogs e postas nas redes sociais, há registro de chuvas superior a 200 milímetros.

Os números são extraoficiais porque o Boletim Pluviométrico da Emparn, órgão do governo responsável pela coleta de dados e acompanhamento do clima no Rio Grande do Norte, só serão divulgado no final da manhã da próxima segunda-feira. Mas pelo volume relatado no twitter e no facebook, foi o final de semana mais chuvoso desde o final do inverno de 2011. Em Upanema, município onde está localizada a Barragem Umari, a chuva começou por volta das 18h30, com relâmpagos e trovões,  e até a manhã de hoje o tempo permanecia chuvoso com intensidade moderada.

As chuvas foram generosas no Oeste. “Em Campo Grande, foram mais de 200 milímetros de chuva. Todos os açudes sangrando”, informa o jornalista Cézar Alves. “Percorremos nesta manhã  105 quilômetros da Chapada do Apodi. Chuva em todo o percurso Mossoró-Baraúna-Quixeré-Limoeiro. Previsão 150 mm até o momento”, complementou o professor Josivan Barbosa, ex-reitor da antiga Escola Superior de Agricultura de Mossoró (Esam), hoje Universidade Federal do SemiÁrido (Ufersa).

No Seridó há relatos de chuvas de 170 milímetros no Sítio Lagoa da Serra, em Serra Negra do Norte; 160 mm no Sítio Logradouro, em Timbaúba dos Batistas; 120 mm no Sitio Carrapateira, em Caicó, e pelo menos outros 20 registros de chuvas abaixo dos 100 milímetros.  O final de semana também começou com chuvas fortes na região Central:  “Chuva de aproximadamente 300 milímetros no Sítio Espinheirinho. Todos os açudes e barreiros sangrando”, informou o blogueiro Aclesivan Soares.O sítio fica entre Assu e Mossoró.


Chuvas no RN

REGIÃO SERIDÓ
Timbaúba dos Batistas – 110mm
Barra de Santana – 96mm
São Fernando na Emater 86mm
Jardim de Piranhas – 80mm
São João do Sabugi – 60mm
6º BPM (Caicó) – 57,7mm
Jardim do Seridó – 22mm
São José do Seridó – 13mm
Cruzeta – 10mm


REGIÃO OESTE
Patu: 86 mm;
Pau dos Ferros: 76 mm;
Alexandria: 42 mm;
Água Nova: 39 mm;
Luís Gomes: 15 mm;
Paraná: 14 mm;
Coronel João Pessoa: 15 mm;
Dr. Severiano: 18 mm;
Major Sales: 35 mm;
Portalegre: 100 mm;
Riacho de Santana: 23 mm;
Riacho da Cruz:  150 mm;
São Miguel: 16 mm;
São Francisco do Oeste: 63 mm;
Tabuleiro Grande: 75 mm;
Viçosa: 108 mm;
Almino Afonso: 76 mm;
Antônio Martins: 75 mm;

Umarizal:  58mm
João Dias: 80 mm e
Lucrécia: 110 mm (informação Lúcio da Caern).

http://tribunadonorte.com.br/

Um comentário: