terça-feira, 5 de junho de 2012

...E É PORQUE NÃO HOUVE INVERNO

Como é do conhecimento de muitos, este ano a seca tem assolado praticamente todo o nordeste brasileiro, obrigando muitos municípios de quase toda a totalidade dos estados nordestinos decretarem estado emergencial. No Rio Grande do Norte a situação não é diferente, aproximadamente 140 cidades decretaram estado de emergência neste anos de 2012.
Serrinha dos Pintos, uma cidadezinha
localizada na região do Alto Oeste Potiguar vive os efeitos da seca, sua população é inferior a  6 mil habitantes mais até poucos dias esteve amargando a escasses de água potável que, por hora foi, digamos, solucionada, embora suas fontes estejam minguando; a vegetação e os animais são os mais atingidos, mas nem por isso deixamos de nos surpreender com o que a natureza nos reserva.
Na manhã desta segunda-feira, 04/06, a senhora conhecida por Maria de Laura, residente no sítio Lajes, zona rural desta cidade, resolveu verificar alguns ramos de batata doce que havia fincado em seu quintal há algum tempo. Segundo ela, os ramos foram depositados ali e os únicos tratamentos que eles recebiam eram água que a mesma jogava sobre eles por acaso e, como diz na linguagem do trabalhador rural nordestino, uma chegadinha de terra aqui acolá.
Pois bem, por curiosidade ela pegou a enxada e escavou, quão grande foi a surpresa ao se deparar com tamanha batata que ao ser pesada constou nada mais, nada menos que 3,475 kg. A vizinhança toda ficou admirada, inclusive se convidando para ajudar dona Maria a comer o achado. Ela ainda contou que a terra de seu quintal deve ser muito boa (fértil), pois noutro dia colheu uma goiaba que pesou quase 500g.
 Dona Maria exibe toda orgulhosa o seu achado


 No local onde a batata foi produzida dona Maria já replantou novos ramos. Quem sabe da próxima vez ela encontra uma raiz maior.

Para não ter havido inverno Serrinha tem nos presenteado com surpresas boas como essa, visto que já registramos, esse ano, o achado de uma macaxeira que media mais de 1,60m. E é porque não houve inverno.
Informações e fotos: Fábio José
Edição: Gardeniaoliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário