quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

DE OLHO!!

MAIS NÉ NÃO PADIM!!

CANCELAMENTO

CANCELADA A CAVALGADA DE UMARIZAL-RN
Venho por meio desse anunciar a todos os vaqueiros e amazonas o cancelamento da cavalgada do Jatão que aconteceria nesse próximo dia 30. Por motivos superiores o grupo se reuniu e achou por bem a não realização do evento.

PS: AGRADECEMOS A COMPREENSÃO DE TODOS E RETORNAREMOS COM UM CONVITE PARA UMA DATA FUTURA.

CULINÁRIA NORDESTINA

Receita de Tempero Caseiro da Roça

Receita de Tempero Caseiro da Roça - Receitas Culinárias
INGREDIENTES DA RECEITA
2 cebolas grandes picadas
4 colheres de alho triturado ou 6 dentes de alho descascado
1 maço de cheiro verde – salsa e cebolinha
1 pimentão vermelho sem sementes
1 colher de chá rasa de sal

Modo de preparar
Bata todos os ingredientes para que virem uma pasta bem homogeneizada.
Use no preparo comum das receitas salgadas.
A duração deste tempero é de 3 meses na sua geladeira. basta guardá-lo num vidro bem esterilizado e não colocar utensílios usados.

- Use o tempero caseiro em tudo que você usaria o tempero pronto.
- Refogados: use ele diretamente sobre o que você for refogar… não precisa fritar antes.
- Tempero de salada: junte o tempero caseiro numa mistura de azeite ou de iogurte, sal e espalhe sobre sua salada para obter um sabor diferenciado.
Caldos e sopas: junte os vegetais na panela e adicione o tempero caseiro diretamente sobre eles. não é necessário refogar antes.

CORDEL

Remédio de Matuto
No agreste ou no sertão,
La no sítio ou na cidade,
O matuto só padece
Se não usa a qualidade
Das ervas medicinais,
Pra remédios naturais
Sem gasto e com agilidade.

Não há mal que não se cure,
Remédio se tem pra tudo,
Desde o mais simples chá
Pra curar ou ser escudo.
Contra vírus ou bactérias
As ervas têm as matérias
Donde sai o conteúdo.

Começo com o Aveloz
Que mata qualquer verruga.
O Boldo, planta sagrada,
Pinguço nenhum refuga.
Catuaba pra “brochisse”
E pra acabar doidice
O Fucus se centrífuga.

A Graviola é gostosa
E não só nos alimenta,
Previne de muitos males
E, com o câncer ela arrebenta.
Hortelã à tosse acalma,
O Ipê a sarna espalma,
E o Jasmim que muito alenta.

Mulungu acalma os nervos
E bom regenerativo
Poejo expulsa os gases
Sávia é substitutivo,
Pois serve como adoçante
E Romã é estimulante
Pro o homem que tá furtivo.

Quebra pedra para os rins,
Contra febre o Sabugueiro,
Também tem o Alecrim,
Contra tifoide é certeiro.
Tem Carqueja, Capuchinha
Unha de gato, Salsinha
Gengibre e abacateiro.

A Goiaba o Alecrim,
Azedinha e quixabeira.
Tem a Espinheira Santa,
Que é "cicatrizadeira"
Capim Santo e o juá
Erva cidreira e ingá
Que é tudo erva certeira.

Ainda tem muito mais
Se eu contar passa de mil,
E não queiram duvidar
Quem usou usufruiu.
Mas, preste muita atenção,
Use com moderação,
Seja um chá, pasta ou refil.
Valdir Oliveira "Oliveira do Cordel"

CAUSOS DE MUNGUENGUE

Um padre e uma freira estão viajando pelo interior indo até Munguengue, e acabam ficando presos numa grande chuva. Ali perto há uma cabana, onde eles param para descansar. Eles estão exaustos e com muito sono. Na cabana há uma pilha de cobertores, e apenas uma cama. Quando vão se preparar para dormir, o padre diz para a freira:
— Irmã, pode dormir na cama. Eu durmo no chão.
Assim que eles deitam a freira diz:
> Padre, estou com frio.
Ele levanta, pega um cobertor e coloca sobre a freira. E mais uma vez ele deita-se e prepara-se para dormir, quando a freira volta a falar:
> Padre, estou com muito frio.
Ele levanta, pega um outro cobertor, coloca-o sobre a freira e volta a tentar dormir. Apenas seus olhos se fecham e a freira se lamenta mais uma vez:
> Padre, estou com muuuuuuuuuito frio...
Desta vez, ele permanece deitado e diz:
— Irmã, eu tenho uma ideia. Nós estamos aqui perdidos em algum lugar nesse sertão, longe de tudo, onde nunca ninguém vai saber o que aconteceu. Vamos fingir que somos casados?
A freira, toda animadinha, responde:
> Por mim, tudo bem padre!
Então o padre grita alto:
— Porra, mulher, te levanta de uma vez, pega essa merda de cobertor e não me enche o saco!

O CANGAÇO

DEPOIMENTO DO EX-CANGACEIRO VOLTA SECA CEDIDO AO JORNAL “O GLOBO PUBLICADO NAS EDIÇÕES DE NOVEMBRO DE 1958.
“Recebido como raro animal de circo em todas as localidades a que chegava, acabei em Salvador (Bahia), depois de uma longa viagem de mãos amarradas. E não me fizeram, durante todo o percurso, nenhuma maldade. Na capital da Bahia, a minha chegada constituiu um verdadeiro carnaval, principalmente por parte dos repórteres, que não me deixavam em paz. Procuravam-me todos os dias para entrevistar-me, mas, como eu nada dizia, eles imaginavam tudo. Redigiam sozinhos as “minhas” entrevistas. Eu era, de fato, um bicho raro, e até fui examinado por médicos que se detinham cuidadosamente no meu crânio, medindo-o e tentando descobrir o que havia lá dentro... Eu era um monstro que precisava ser bem estudado. E como o fui...
ANTÔNIO DOS SANTOS – O EX CANGACEIRO “VOLTA SECA”.
Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)

NOTÍCIAS

ONG Visão Mundial e jovens realizam ação no Sertão do Rio Grande do Norte
ONG Visão Mundial entrega do primeiro caminhão pipa,que faz parte das ações da campanha #SertãoCriança , desenvolvida pela própria Ong . A primeira Comunidade beneficiada foi Caboclo da Cidade de Apodi-RN. A Visão Mundial tem como principal objetivo amenizar situações difíceis da seca no nordeste. Nesta ação específica 18 famílias de Apodi-RN e de Governador Dix-Sept Rosado-RN, serão alcançadas, beneficiando diretamente 45 crianças
A primeira doação foi feito por 100 jovens de 10 estados brasileiros, que participam nesses dias do VIII Encontro Nacional do MJPOP, para discutir temas sociais, como Extermínio da Juventude, Educação e Proteção, afim de fortalecer políticas públicas nessas áreas .

Desde outubro passado, várias ações de combate à seca estão sendo realizadas pela Visão Mundial no sertão nordestino. Para as cidades de Canapi e Inhapi, em Alagoas, está sendo previsto o abastecimento de 15 cisternas com a entrega de 20 caminhões-pipas, além da construção de três poços artesianos e outros três que deverão ser revitalizados, beneficiando cerca de 300 famílias da região.

Josenias Freitas

NOTÍCIAS

MPF se reúne com moradores de comunidade que será inundada pela Barragem Oiticica
O procurador da República Bruno Lamenha representou o Ministério Público Federal (MPF) em uma reunião com os moradores do Distrito de Barra de Santana, zona rural do Município de Jucurutu, nessa segunda-feira (25). Ele ouviu da população local o temor quanto ao andamento das obras da Barragem Oiticica, cujas águas do reservatório inundarão o distrito. A promessa é de que toda comunidade seria transferida para outra área, mas os serviços de preparação desse novo espaço sequer iniciaram.

Bruno Lamenha percorreu o canteiro de obras e visitou alguns vilarejos, antes de se reunir com os moradores na igreja local. A barragem é construída com recursos federais e houve acordo da União com o Governo do Estado para remoção dos moradores e edificação da Nova Barra de Santana, em uma área que não será inundada. O termo de compromisso previa, entre outras obrigações, que o Estado promoveria a terraplanagem e drenagem desse novo espaço, concluindo os serviços até dezembro de 2015.
Até hoje, no entanto, os projetos de terraplanagem e drenagem não foram sequer encaminhados pelo Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que será a responsável por selecionar a empresa. Ao mesmo tempo, a barragem já se encontra 33% concluída, segundo informações repassadas ao procurador pelo chefe da obra.

Investigações - Tramita no MPF em Caicó um inquérito civil tratando do tema. Além da realocação do distrito, uma das preocupações repassadas pelos moradores e que será analisada pelo MPF diz respeito aos processos de avaliação das moradias, sem contar a promessa de criação de um novo cemitério e a remoção de pequenos vilarejos rurais. Em um desses, Carnaúba Torta, 12 famílias moram tão próximas à obra que suas casas sofrem rachaduras decorrentes das explosões de dinamite usadas na construção. O fato foi verificado in loco pelo procurador Bruno Lamenha.

VERGONHA NACIONAL

Brasil resgata mais de mil trabalhadores em condições de escravidão
O Ministério do Trabalho e Previdência Social resgatou 1.010 trabalhadores em 2015 que estavam em condições análogas à escravidão. As 140 operações feitas pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel e por auditores fiscais do trabalho identificaram trabalhadores nessa situação em 90 dos 257 estabelecimentos fiscalizados, segundo balanço do ministério divulgado para marcar o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, lembrado hoje (28).

Segundo a pasta, mantendo a tendência de 2014, a maioria das vítimas de trabalho escravo no Brasil foi localizada em áreas urbanas, que concentraram 61% dos casos (607 trabalhadores em 85 ações). Nas 55 operações feitas na área rural, 403 pessoas foram identificadas.
Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Carlos Silva, os resgates na área urbana aconteceram principalmente em empresas dos setores da contrução civil e têxtil. “E, mais recentemente, também identificamos problemas na área marítima, com a ocorrência dessas condições indignas para o ser humano em navios cruzeiros, onde temos também trabalhadores estrangeiros”, acrescentou.

Segundo os dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social, o setor de extração de minérios concentrou 31,05% dos trabalhadores resgatados no ano passado, com 313 vítimas trabalhando na extração e no britamento de pedras, extração de minério de ferro e extração de minérios de metais preciosos. O ramo da construção civil representa 18,55% do total (187 trabalhadores localizados). A agricultura e a pecuária, atividades com histórico de resgate, aparecem em seguida, com 15,18% e 14,29% do número de trabalhadores identificados em condição análoga à de escravo.
Novo Jornal

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

O CANGAÇO

LAMPEÃO NA BAHIA
"AS HORRIPILANTES AVENTURAS DO BANDO DE LAMPEÃO"

"Petrolina, 15 (Serviço especial da A NOITE) - Chegam notícias as mais impressionantes sobre a última excursão realizada por "Lampeão" e seu bando através do Nordeste.

Esteve ele, há poucos dias, nas proximidades de Villa Curaça, ainda no território baiano, e ai praticou atos de cru e penoso vandalismo, atingindo a treze as vitimas que fez por esta ocasião.

Entre os sacrificados pela mão assassina do tenebroso cangaceiro, conta-se uma senhorita, filha do Escrivão Domiciano. O bando facínora tendo prendido essa jovem, infligiu-lhe os mãos tratos e vergonhas em que costuma comprazer-se, terminando por exigir, em troca da libertação da moça, a soma de 4:000$000 (Quatro contos de réis).

Não possuía o Escrivão Domiciano essa importância nem teve onde obtê-la no momento. Como somente tivesse levado ao chefe cangaceiro um conto de réis o Escrivão viu sua própria filha ser sacrificada, não se apiedando o bandido das suplicas afflictivas do pai.

"Lampeão", depois de haver executado, com requintes de barbaria, a senhorita, deteve-lhe o pai. Mais tarde, mas já muito tarde, o prisioneiro recebia de amigos os 3:000$000 (Três contos de Réis) que Lampeão embolsou".
Fonte: Jornal "A NOITE" de 15 de Julho de 1931.
Transcrição: Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)

CORDEL

CHUVA NA PORTEIRA
De um lado um cajueiro
Do outro um pé de jurema
No meio uma porteira
Que hoje me serve de tema
Eu vejo a chuva caindo
É o sertanejo sorrindo
Chega ao fim o seu dilema.
*
A chuva traz alegria
Para o povo do sertão
A água que cai do céu
Molha o ressecado chão
A natureza em festa
Contente se manifesta
Em forma de brotação.
*
O sertão troca de roupa
Cresce o mato na campina
É verde pra todo lado
Mudando a agreste sina
Volta o tempo da bonança
E cresce a esperança
Nessa terra nordestina.
*
Foto e versos de Dalinha Catunda

AQUI EM NÓS É ASSIM PADIM...

NÓS BOTA PRA LASCAR!!
Levando a Amiga Passear

ABRA SUA BOCA CABRA SAFADO
Nem Olhe Pra Cá

OLHE O VERÃO...

OLHE O SOL...
É verão, delícia! E as mulheres adoram se bronzear e deixar estas lindas marquinhas de biquíni que gosto de apreciar...
Mas muito cuidado, ficarem expostas muito tempo aos raios solares não é legal e também não faz bem, cuidem-se.

NOTÍCIAS

Sistema adutor do Alto Oeste já tem 95% das obras concluídas!
Prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2016, o sistema Adutor do Alto Oeste já está abastecendo alguns municípios, entre eles Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, a Zona Rural de Severiano Melo e mais recentemente Itaú e Taboleiro Grande.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), responsável pela execução da obra, e o Ministério da Integração, responsável financeiro, liberaram a Companhia de Abastecimento de Águas e Esgotos do RN (Caern) para começar a operar o sistema em alguns trechos, no intuito de normalizar o abastecimento de água nesses municípios que se encontravam em colapso.

“Nossa idéia é aumentar o número de cidades atendidas na medida em que a obra avance, ou seja, se os tubos chegam ao município, nós colocamos água na torneira” frisou Mairton.

De acordo com o secretário, a conclusão da Adutora do Alto Oeste vai ter um impacto muito positivo na região, que é a mais castigada com a estiagem prolongada. “O término do sistema vai garantir o alívio à população destas cidades. Sua conclusão não aconteceu ainda em virtude da crise financeira que afeta o país, em especial às obras que são financiadas pelo Governo Federal” acrescenta.

A Adutora do Alto Oeste vai abastecer 26 municípios da região, beneficiando com água de qualidade 208 mil pessoas. Ela é composta por dois sistemas independentes. O sistema que faz captação na Barragem de Pau dos Ferros já foi concluído, mas ainda não está funcionamento porque o reservatório se encontra totalmente seco. “Vamos torcer pra que essas chuvas que estão caindo proporcione rapidamente a recuperação do seu nível” disse Mairton França.

O sistema que capta água na barragem de Santa Cruz está com o percentual de execução de 95%. Nesse caso, serão beneficiadas as cidades de Itaú, Rodolfo Fernandes, Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz, Umarizal, Olho D’água dos Borges, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Antônio Martins e João Dias. Já com a água do açude de Pau dos Ferros serão beneficiadas as cidades de Luís Gomes, São Francisco do Oeste, Rafael Fernandes, Marcelino Vieira, Pilões, Alexandria, Tenente Ananias, Riacho de Santana, Água Nova, José da Penha, Major Sales, Paraná e Pau dos Ferros. Inicialmente a obra também atenderá 66 comunidades rurais na bacia do alto e médio Apodi.

ESPERANÇAS

Especialista vê possibilidade de chuvas no Nordeste se prolongarem até meados de fevereiro
A previsão da quadra chuvosa para a região do semiárido nordestino é de 65% de chances para precipitações abaixo da média. No entanto, o meteorologista natalense Raul Fritz, supervisor da unidade de Tempo e Clima da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), afirma que há a possibilidade das chuvas de janeiro se prolongarem para até meados de fevereiro e, assim como ocorreu em 2004, abastecer os reservatórios do Nordeste.

Em entrevista ao jornal O Povo, do Ceará, Fritz explicou que a quadra chuvosa é caracterizada pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCI), o sistema que traz chuvas de forma mais regular para a região Nordeste. As chuvas atuais, contudo, têm relação com o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que, segundo Fritz, é muito irregular. "Tem anos em que ele traz boas chuvas, tem anos em que praticamente não traz", explicou.

Apesar do prognóstico desanimador para a quadra chuvosa, o VCAN pode trazer chuvas intensas durante todo mês de janeiro, como já ocorreu em 2004 (também período de seca), e até meados de fevereiro, contribuindo para o abastecimento de reservatórios no semiário. A tendência, no entanto, é que 2016 seja um ano com a quadra chuvosa com pouca intensidade, apesar de não ser possível prever com precisão a atuações de VCAN.

"Esses vórtices são de difícil previsibilidade. A ciência não conseguiu chegar num nível de precisão grande para ter uma previsão confiável para esse período (de pré-estação chuvosa). De qualquer forma, nos é exigido dar alguma ideia do que possa acontecer. As pessoas não compreendem, acham que essas chuvas do momento vão se prolongar até o restante da temporada", disse Fritz em entrevista ao O Povo.

CAUSOS DE MUNGUENGUE

Image result for BATENDO na porta do banheiro
Recém-casados, um casalzinho vai passar a primeira noite em uma pensão de Munguengue, mas assim que o rapaz tira a roupa e se deita na cama, a garota corre para o banheiro e fecha a porta.
- O que foi que houve, meu bem? - pergunta ele, preocupado.
- Estou assustada... é a minha primeira vez!
- Deixa de bobagem, você vai ver como vai ser gostoso.
Dez minutos depois, ela ainda estava trancada no banheiro e ele começa a bater na porta.
- Vem amor, vem aqui!
- Estou assustada!
- Assustada você vai ficar quando ver com o que estou batendo na porta!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

CORDEL

VOCÊ PODE DETER A CORRUPÇÃO 
(Cordel Mote)
A crise politica no Brasil
e as denuncias de corrupção
leva uma parcela da população
a desacreditar da politica
porque alguns usam a maquina publica
de forma irresponsável
para a pessoa responsável
esta forma não interessa
se não votar em politico que não presta
VOCÊ PODE DETER A CORRUPÇÃO

No sentido laico da palavra
politica deve representar
a habilidade de tratar
das relações da humanidade
com extrema objetividade
procurando resultados obter
que possa satisfazer
o bem comum da coletividade
como membro da sociedade
VOCÊ PODE DETER A CORRUPÇÃO

Generaliza-la como algo do mal
distancia o politico do cidadão
e a falta de fiscalização
aos responsáveis por gerir
poderá lhes permitir
usar de um artificio
administrar em próprio beneficio
sem com os eleitores ter compromisso
combatendo o politico omisso
VOCÊ PODE DETER A CORRUPÇÃO

O projeto ficha limpa
que por meio de uma mobilização
reuniu assinatura para sua aprovação
com participação popular efetividade
transformou a realidade
tornando inelegíveis
alguns políticos horríveis.
analise todas as candidaturas
dependendo da sua postura
VOCÊ PODE DETER A CORRUPÇÃO

O importante quando houver um pleito
para eleger os representantes
possamos escolher políticos atuantes
que honre seu honorário
não desvie nem um denário
e tenha habilidade
para lutar por dignidade
e justiça social
mesmo sem ser genial
VOCÊ PODE DETER A CORRUPÇÃO
Abdias Costa Ramos

VAQUEJADAS NO RN EM JANEIRO

VAQUEJADAS


Censo Agropecuário

IBGE contratará 1.409 temporários para o Censo Agropecuário
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu o processo seletivo simplificado destinado à contratação temporária de pessoal para fazer o Censo Agropecuário 2016. Serão oferecidas 1.409 vagas, com salários que vão de R$ 1.560 a R$ 7.166. O concurso será realizado pela Cesgranrio.

Do total de postos da seleção, 223 são para a função de analista censitário, com salário de R$ 7.166. Foram disponibilizadas 486 vagas para agente censitário regional, com salário de R$ 3 mil. Há 700 vagas para a função de agente censitário administrativo, com salário de R$ 1.560. A duração dos contratos varia de 16 a 31 meses.

Robson Pires

VISITAS DOS BISPOS AS ÁGUAS

Bispos visitam obras da Transposição do Rio São Francisco
Entre os dias 29 de janeiro e 03 de fevereiro, os bispos Dom Mariano Manzana ( Diocese de Mossoró), Dom Antônio Carlos Cruz ( Diocese de Caícó) e Dom Jaime Vieira Rocha ( Arquidiocese de Natal) irão visitar as obras do eixo norte da Transposição do Rio São Francisco, localizado em Cabrobó, no sertão de Pernambuco. 

Os bispos pretendem conhecer toda essa grande obra que promete trazer água para alguns estados, em especial para o Rio Grande do Norte. De lá eles seguirão para Monteiro, na Paraíba, e chegarão ao Rio Grande do Norte na Barragem de Oiticica. Depois, juntos, celebrarão uma Santa Missa na Barragem Armando Ribeiro, em Assu/RN. Eles pretendem fazer todo o percurso das águas até chegar no Rio Grande do Norte.

Você sabia...
O Projeto de Integração do Rio São Francisco deve garantir a segurança hídrica para 12 milhões de pessoas, em 390 municípios dos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
DIOCESE DE MOSSORÓ

CHUVAS NO APODI-RN

RIACHOS COMEÇAM A CORRER ÁGUAS COM AS CHUVAS CAÍDAS EM APODI!!!
Na tarde desta quinta feira, 21 de janeiro de 2016 os riachos começam a correr águas.
Riacho do Sítio Ponta, começando a chegar água nesta tarde! Conhecido como o Riacho de Tião Mariano.

Riacho da Missão com muita água desaguando na Lagoa do Apodi. A sujeira sendo levada pelas águas para dentro da Lagoa.
http://erivanmorais.blogspot.com.br/

CHUVAS NO SERIDÓ

Chuva em Caicó deixa até carro boiando
A chuvarada deu com força em Caicó. Inundou o campo de futebol e várias ruas da cidade.
Esfriou os torrões quentes do Itans que vem agonizando no volume morto.
Na foto flagrante de Alex Maia, um carro boiando nas águas da chuva de 88 mm.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

UMA PELEJA!!

-A TERRA ESPERA CHORANDO/ AS LÁGRIMAS QUE VÊM DO CÉU.
PEDRO ERNESTO
O olho d’água não vê,
a correnteza não corre,
o morro geme e não morre
e a previsão não prevê;
o vento não diz porque
o trovão se tornou réu,
o silêncio do xexéu
todo mundo está notando
- A TERRA ESPERA CHORANDO
AS LÁGRIMAS QUE VÊM DO CÉU.
*
DALINHA CATUNDA
O sertanejo faz prece
Reza para São José
Porém logo perde a fé
Na estiagem padece
De chuva ele carece
E sem fazer escarcéu
Tira e bota seu chapéu
Taciturno observando
- A TERRA ESPERA CHORANDO
AS LÁGRIMAS QUE VÊM DO CÉU.
*
RAUL POETA
O sertanejo padece
com a secura do açude,
animal perde a saúde,
o solo só endurece,
a esperança falece,
o tempo torna-se incréu,
tudo vira um fogaréu
furioso e calcinando
- A TERRA ESPERA CHORANDO
AS LÁGRIMAS QUE VÊM DO CÉU.
*
JATÃO VAQUEIRO
AÇUDE DE PORÃO RACHADO
SE VER NAS TERRAS DO SERTÃO
CANTA DESANIMADO O CANCÃO
NÃO SE VER MAIS UM VEADO
ME FALTA ATÉ PALAVREADO
PARA ESCREVER UM CORDEL
FALANDO NAS LINHAS DO PAPEL
DA SECA QUE TÁ MALTRATANDO
- A TERRA ESPERA CHORANDO
AS LÁGRIMAS QUE VÊM DO CÉU.

Mote de Pedro Ernesto

SÃO SEBASTIÃO

Fé, emoção e chuva na procissão de São Sebastião, em Caraúbas
O dia de São Sebastião, padroeiro de Caraúbas, cidade localizada na Região Oeste potiguar, distante 296 km de Natal, foi um dia muito especial para todo o município, chovendo na época de forte seca no sertão, o significado da data, então, ficou com sabor especial e de gratidão aos céus.

Foi de baixo de forte chuva que a grande multidão de católicos acompanhou os ritos finais da festa de seu padroeiro/protetor. Considerada tradicional festa religiosa na região, é comum atrair centenas de visitantes de outras cidades.

Após celebração na Igreja Matriz os fiéis percorreram várias ruas e avenidas para louvar e bendizer a São Sebastião.

O município tem vivido nos últimos anos uma prolongada e terrível seca que tem provocado a morte de animais, escassez de água e graves problemas para a sobrevivência dos moradores nessas áreas sofríveis. Com a chegada das chuvas, renasce a esperança dos caraubenses de passarem por momentos mais agradáveis e mudar o triste panorama.

A tradicional Procissão, com a grande estrela da tarde que sem sombras de duvidas foi São Sebastião, no seu andor ornamentado com rosas e o povo se espremendo para tocá-lo e fotografá-lo.

Nem mesmo a chuva, foi capaz de inibir milhares de fiéis, que além da fé, os fiéis também levaram os seus guarda chuvas, formando tapetes coloridos na procissão. Em alguns pontos católicos esperavam em suas residências a passagem da imagem do padroeiro.
http://www.icemcaraubas.com/

Fatalidade...

Avião cai sobre Kombi e deixa cinco mortos!
Pelo menos cinco pessoas morreram após a queda de um avião agrícola sobre uma Kombi na rodovia Carlos João Strass, no distrito de Warta, na zona norte de Londrina (a 98km de Maringá), no final da tarde desta ultima quarta-feira (20). Outras quatro pessoas envolvidas no acidente teriam ficado feridas, três delas em estado grave.

De acordo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu por volta das 17h, quando a aeronave, que pertence a uma empresa de pulverização agrícola Viagro Vidotti e seguia para o interior de São Paulo, tentava retornar à pista do aeroporto 14 Bis.

O avião perdeu altitude ao sofrer uma pane e, na queda, atingiu a Kombi que trafegava pela rodovia Carlos João Strass, a PR-545. O veículo transportava trabalhadores, que retornavam para casa após a conclusão do serviço de capina nos canteiros da rodovia.
http://muralderiachodacruz.blogspot.com.br/

CAVALGADA DE JATÃO 2016

CAVALGADA NO DIA 30 DE JANEIRO EM UMARIZAL-RN
Resultado de imagem para CAVALGADA
A exemplo de 2015, com a seca, a escassez de abastecimento d’água e as dificuldades financeiras de comércios e prefeituras que preocupam vários municípios no estado do RN, estávamos pensando na não realização da CAVALGADA DO JATÃO E DOS 08 ANOS DA FM FRATERNIDADE em 2016.

Contudo um grupo de amantes das cavalgadas em Umarizal abraçaram a causa e se disponibilizaram a fazer o evento com algumas mudanças.

PROGRAMAÇÃO:
--12:00 Horas: Recepção dos vaqueiro e amazonas no Helena Lúcia Park com muita sombra, paredão de som, e pirão de costela.

--16:00 Horas: Saída da cavalgada com um trajeto muito bom por algumas partes da zona rural e zona urbana retornando para o Helena Lúcia Park.

--NA CHEGADA DO HELENA LÚCIA PARK A VAQUEIRAMA SERÁ RECEPCIONADA COM UMA GRANDE FEIJOADA E MUITO FORRÓ COM CHUITE GUITA E FORROZÃO PRA CIMA. DANDO SEQUÊNCIA, APÓS O FORRÓ, TEREMOS O PAREDÃO DE DALCIVAN.