segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

NOTÍCIAS

Previsão de seca, de novo?
Os meteorologistas do Nordeste e especialistas nacionais de institutos de meteorologia, reunidos em Fortaleza/CE, na Fundação Cearense de Meteorologia, no XVII Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, concluíram a análise climática para o período de fevereiro a abril de 2105. Segundo o prognóstico, “existe uma tendência de que as chuvas para os próximos três meses (fevereiro, março e abril de 2015) apresentem valores abaixo da normalidade, com grande variabilidade temporal e espacial, conforme os seguintes percentuais: 45% abaixo do normal; 35% dentro do normal e apenas 20% acima do normal, com grande variabilidade temporal e espacial.

SEMENTES I
Apesar do prognóstico de 45% de chuvas abaixo do normal, o Governo do Estado, o Incra com a Conab no RN, analisam os dados dos meteorologistas para iniciarem um programa de distribuição gratuita de sementes.


SEMENTES II
Até fevereiro de 2016, serão construídos 600 bancos comunitários de sementes crioulas no Semiárido, sendo 26 no RN, beneficiando pelo menos 12 mil famílias de agricultores que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo. Na ação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome investirá quase R$ 21 milhões.

Contribuição
Termina na próxima sexta-feira (30), o prazo para recolhimento da contribuição sindical, pessoa jurídica, para a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). Quem não recolher a contribuição no prazo estará sujeito às penalidades. Os produtores rurais do Nordeste esperam que essa arrecadação traga mais benefícios para a região, com reforço nas representações estaduais do sindicato patronal.

Cursos
O curso de Medicina Veterinária, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), abre 20 vagas para residência Multiprofissional em Saúde. Inscrições abertas até sexta-feira, dia 30. As vagas são para várias áreas como Clínica Médica de Pequenos Animais, Anestesiologia Veterinária e Clínica Médica e Cirurgia de Grandes Animais, e Diagnóstico por Imagem. Inscrições presencialmente no Hospital Veterinário da Ufersa, ou via Sedex.

CURSOS 
Agricultores e agricultoras familiares, jovens, povos e comunidades tradicionais, assalariados e assentados da reforma agrária já podem fazer a pré-matrícula para os cursos do Pronatec Campo, apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). São 34.934 vagas disponíveis para o primeiro semestre de 2015. Os interessados devem procurar as delegacias do MDA para se informar sobre os cursos ofertados em seu estado, verificar disponibilidade de vaga e efetuar a pré-matrícula.
http://tribunadonorte.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário