segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

NOTÍCIAS

Emparn prevê melhor pré-estação chuvosa dos últimos quatro anos
Expectativa é que chuvas melhorem condições dos reservatórios potiguares
Expectativa é que chuvas melhorem 
condições dos reservatórios potiguares
As chuvas devem continuar no Rio Grande do Norte, nos próximos dias, mas, por enquanto, a Emparn afirma não ter como precisar em quais municípios. As condições dessa pré-estação chuvosa no Estado são favoráveis e as melhores dos últimos quatro anos, mas as áreas onde há indicação para início do plantio são bastante restritas.

Gilmar Bristot, chefe do setor de meteorologia da Emparn, afirma que essa intermitência de chuvas a cada três ou quatro dias é algo bastante positivo. Os relatos de chuvas em municípios da região Seridó e Central começam a chegar à Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte. A previsão é que volte a chover nesta quarta-feira, na região oeste potiguar, e haja chuvas mais intensas na capital.

Projeto de Transposição será concluído em doze meses
As obras de transposição do Rio São Francisco devem ser concluídas até o início de 2016, garantiu o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. Occhi substitui Francisco Teixeira, que agora é o secretário de Recursos Hídricos do Ceará. “Estamos com 70% das obras executadas. Nossa previsão é para o início do ano que vem, em 2016, entregarmos essas obras. A expectativa é essa, de entregar uma obra importantíssima para a Região Nordeste”, disse o ministro. Ele ressaltou que a obra abastecerá “não só por onde o canal passará”. Segundo Gilberto Occhi, obras de construção de adutoras levarão água para outras cidades perenizando o abastecimento de água na região.


Chuvas de granizo ocorreram em pelo menos três cidades
Pelas fotografias e relatos postados nas redes sociais, ocorreram chuvas de granizo em pelo menos três cidades do Rio Grande do Norte - São João do Sabugi, Timbaúba dos Batistas e Parelhas, todas no Seridó.

Segundo o meteorologista Gilmar Bristot, as chuvas foram provocadas pelo sistema conhecido como vórtice ciclônico de ar superior (VCAS), que vem atuando sobre o Nordeste, em especial Oeste do Pernambuco, Oeste da Paraíba e o Seridó do Rio Grande do Norte.

Mais cisternas em 2015
Uma ótima solução, em favor da agricultura, vai continuar a ser dada pelo governo, em 2015, referente à instalação de cisternas em toda a área do nordeste. Essa medida, pelo que anunciou a Codevasp, já vem sendo tomada com a instalação de 175 mil unidades. O nordeste e, no caso, o Rio Grande do Norte, sofreu um incalculável prejuízo com a destruição de safras agrícolas e a morte de animais envolvendo não só o rebanho como animais de criação. Em muitas cidades do interior o agricultor se utilizava do caminhão pipa e outros tipos com o fornecimento d’água, como é o caso do cata-vento, já ultrapassado. O trabalho do agricultor e de sua família, quando necessitava de recursos para desenvolver a sua raça, era assistido pela carteira agrícola do Banco do Brasil, na aquisição de enxadas, pás e outros meios por eles utilizados.
http://tribunadonorte.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário