terça-feira, 13 de maio de 2014

NOTÍCIAS

MST mobiliza 19 estados e ocupa mais de 60 terras e prédios públicos em jornada de lutas.

A Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária já mobilizou 19 estados e o DF, além de ações na Itália, Inglaterra, Espanha e EUA. Foram realizadas mais de 60 ocupações de terra, prédios públicos e trancamento de rodovias. O MST também promoveu marchas em pelo menos quatro capitais (São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Recife). A reação do latifúndio foi imediata: três militantes do MST foram assassinados em menos de uma semana, um no Paraná e dois no Rio Grande do Norte, além de três Sem Terra feridos à bala no Ceará. 

 A Jornada denuncia a estagnação da Reforma Agrária nos últimos três anos, exigindo um plano emergencial do governo federal para o assentamento das mais de 100 mil famílias acampadas, a paralisação do Programa Nacional de Habitação Rural, a reivindicação de um novo crédito para a agricultura familiar, a ampliação e fortalecimento de programas de compra de alimento direto dos assentados (PAA e Pnae), a retirada do tema da titulação dos assentados da MP 636 e medidas que garantam educação nos assentamentos.

 RN
Na última terça-feira (06/05), após uma mobilização na qual se encontravam 500 trabalhadores acampados da região de Apodi, dois Sem Terra foram executados. Dois homens em uma moto preta sem placa abordaram os dois militantes atiram. Ainda não se tem noticias dos assassinos, que fugiram imediatamente. As vítimas são Francisco Laci Gurgel Fernandes, de 34 anos, mais conhecido por Chacal, e Francisco Alcivan Nunes de Paiva, de 46 anos, o Civan. Os Sem Terras estavam há oito meses no acampamento Edivan Pinto. Os crimes aconteceram em uma área de acampamento na qual também está sendo construído o perímetro irrigado do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), área onde os Sem Terra sofrem ameaças constantes de jagunços armados e seguranças da empresa que faz a obra. No último dia 05 de maio, cerca de 500 pessoas do MST trancaram a rodovia BR 304, que liga a cidade de Natal a Mossoró, no Rio Grande do Norte.


Nota de Solidariedade em apoio as famílias que ocupam o Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi.

Famílias que ocupam o Perímetro
Irrigado na Chapada do Apodi/CE.


NOTA DE SOLIDARIEDADE
Nós, CA de Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, campus Limoeiro do Norte, repudiamos a violência e irresponsabilidade com que o governo trata as reivindicações dos produtores rurais da Chapada do Apodi -maio/2014 -, ameaçados de despejo através da polícia. Lá se encontram famílias com idosos e crianças. Utilizar da força quando na verdade durante anos e anos se busca a solução do que é de direito será vergonhoso e arriscado para todos que se encontram na ocupação.

Defendemos que qualquer transformação social só virá através da luta da classe trabalhadora, por isso manifestamos nosso apoio e solidariedade às comunidades da Chapada do Apodi que defendem o direito às terras e águas PÚBLICAS. São mais de dez mil hectares, sendo que quatro destes estão em poder de propriedades PRIVADAS. Esperamos uma melhor solução por parte do governo federal, estadual e municipal para que os produtores rurais tenham o que lhes é de direito: A terra, a água e local para viver, plantar e alimentar a população com fruto do seu trabalho.

C.A de Agronomia, IFCE – Campus Limoeiro do Norte.
Limoeiro do Norte, 07 de maio de 2014


Agricultura Familiar de Apodi em destaque.
A realidade da prática da agricultura familiar camponesa do município de Apodi é retratada em cartilha elaborada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), além do município de Apodi vários outros municípios da região Oeste do Rio Grande do Norte possuem suas histórias cotidianas paginadas na Cartilha: APRENDI OUTRO JEITO DE VIVER, tradições e novos conhecimentos nas terras oeste do Rio Grande do Norte.
 
http://noticiasdocamposttr.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário