terça-feira, 27 de maio de 2014

A CULTURA RELIGIOSA DA CIDADE DE MARTINS E PONTOS TURISTÍCOS

PEDRA RAJADA NA SUBIDA DE SERRA

Em Martins a sensação que se tem é que se fica mais perto de Deus. Desde a subida da Serra ao se contemplar a Pedra Rajada e encontrar o rosto de Cristo, de queixo erguido e mãos postas, numa atitude de prece, como se pedisse bençãos ao Pai para aqueles que por ali passam.

Em Martins se respira fé. Por onde quer que se passe a marca de uma promessa alcançada está presente, desde o inicio de sua fundação até os dias de hoje, seja nas construções dos nichos e igrejas, seja nas grutas construídas como as de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Jacu e a de Nossa Senhora Aparecida no bairro Jocelyn Villar, seja nos oratórios em frente as residências ou no interior delas, ou mesmo nas imagens de Cristo espalhados nos principais pontos da cidade.

Martins e a Casa de Pedra/RN
A cidade de Martins, também conhecida como a Princesa Serrana do Oeste, possui belas paisagens observadas dos Mirantes, banhos em cachoeiras na época das chuvas, caminhadas em trilhas para quem gosta de "trecking", locais para a pratica do "rappel", museus históricos, cultural e arqueológico, reserva florestal, engenhos de cana-de-açúcar e casas de farinha, obras de artistas pintores, escultores e ceramistas, construções antigas ao estilo barroco, imagens portuguesas, sobrado com varanda em pedra de cantaria, cachoeiras, cavernas e muito mais.
A maior atração natural é a Casa de Pedra, a cristalização mais antiga de um afloramento marítimo de calcário, do período pré-cambriano. É uma caverna com 100 metros de comprimento, dividida em várias “salões” menores, alguns bastante profundos e escuros. O salão principal tem 18 metros de comprimento por 12 de largura e o teto alcança mais de 10 metros de altura, e dele pendem várias "estalactites"; no centro do salão maior uma grande "estalagmite". Está cadastrada na Sociedade Brasileira de Cavidades Naturais como a segunda maior do País, em mármore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário