quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Agricultores do Nordeste pedem em Brasília a renegociação de dívidas e mais acesso a crédito


Integrantes do Movimento dos Agricultores Endividados do Nordeste fizeram nesta terça, dia 4, uma manifestação em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília. Eles fecharam a pista de acesso e cobram auxílio do governo federal para a o perdão ou a renegociação das dívidas de cerca de 500 mil produtores da região, contraídas de empréstimos concedidos pelo Banco do Nordeste.

O total dos débitos é de aproximadamente R$ 10 bilhões. Outra reivindicação é por crédito emergencial para a agropecuária. Um documento com os pedidos será entregue à presidente Dilma Rousseff.

– Nós esperamos que ela receba todos esses agricultores, fale como o presidente Lula falou e diga que vai resolver de uma vez por todas a situação do Nordeste. E resolva – declarou o líder do movimento, Chico da Capial.

A manifestação iniciou pela manhã no Planalto, durante a solenidade que de entrega da casa de número 1 milhão do programa Minha Casa Minha Vida. No final do evento, ao subir a rampa para voltar ao seu gabinete, a presidente foi alertada pelo chefe da segurança e parou para ver a manifestação e questionar sobre do que se tratava.

Com chapéus de palha, os manifestantes portavam faixas com dizeres como: "Presidente Dilma nos socorra"; "Não à discriminação aos agricultores" e "Sem financiamento é sem produção".

– Infelizmente as pessoas aqui não tem acomodação e nós pretendemos ficar aqui acampados na porta do Palácio – disse o diretor da Cooperativa Agropecuária Mista da Região de Irecê (BA), Everaldo Dourado.

saovicentern.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário