quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

JÁ COMEÇAM AS HOMENAGENS AO VELHO LUA

Luiz Gonzaga (Rei do Baião) 

LUIZ GONZAGA POR DALINHA CATUNDA
*
Gonzaga com o seu canto
Cativou esta nação.
Invadiu serra e sertão.
Cantou o riso e o pranto
Seu forró foi acalanto
Trilha de tanto fadário
Cem anos no calendário
Completa Luiz Gonzaga,
Que sua gente inda afaga
Com o seu canto lendário
*
Dalinha Catunda/Cadeira 25/ABLC
*

Início de vida

Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu numa sexta-feira no dia 13 de dezembro de 1912, numa casa de barro batido na Fazenda Caiçara, povoado do Araripe à 12km de Exu (extremo oeste do Estado de Pernambuco, a 700Km do Recife), segundo filho de Ana Batista de Jesus (Mãe Santana) e oitavo de Januário José dos Santos. Foi batizado na matriz de Exu no dia 05 de janeiro de 1913, pelo Pe. José Fernandes de Medeiros.
"Luiz Gonzaga deveria ter o mesmo nome do pai, mas na madrugada em que nasceu, seu pai foi para o terreiro da casa e viu uma estrela cadente e mudou de ideia, era o dia de São Luiz Gonzaga no mês que se comemora o Natal, o que explica a adoção do sobrenome "Nascimento".O lugar do nascimento era no sopé da Serra do Araripe, e inspiraria uma de suas primeiras composições denominada "Pé de Serra". Seu pai trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão (também consertava o instrumento). Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocar."
Texto retirado da : Wikipédia,

Luiz Gonzaga Nordestino

Luiz Lua Gonzaga
Luiz Gonzaga teve que quebrar barreiras na Rádio Nacional do Rio de Janeiro para cantarvestido de cangaceiro ou até mesmo de vaqueiro. Foi em 1947 quando o Diretor da Emissora, Floriano Faissal , em berros, gritava "aqui não, na Rádio Nacional, não! Aqui não canta cangaceiro!" Obrigando ao recém chegado Luiz Lua Gonzaga, afilhado do ator  e locutor Paulo Gracindo, a se apresentar de terno e gravata nos auditórios da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Gaucho Pedro Raimundo

Um belo dia chega Luiz Gonzaga de sanfona branca no peito para se apresentar em um programa da tarde e ai quando ver o colega, gaucho Pedro Raimundo,  cantando de chapéu de aba larga e bombacha, botas até os joelhos, esporas nos calcanhares e taça rebengue na mão, tipicamente a rigor, representante legal da região sul. O nordestino Luiz Gonzaga vendo aquela figura brilhando de Pedro Raimundo, parou e pensou, "é, o carioca usa camisa listrada, o baiano usa chapéu de palha e eu vou representar o nordeste..." 


Correu até os correios e imediatamente escreveu para a dona Santana, sua mãe, lhe pedindo que ela lhes comprasse um belo chapéu de cangaceiro que lembrasse a figura de Lampião; dona Santana não gostou nada do pedido do filho, mesmo assim, atendeu o seu pedido e lhe comprou o chapéu de couro tipo "cangaceiro". O teimoso Luiz Gonzaga voltou ao estúdio da Nacional, desta vez, vestido de cangaceiro, foi quando alguém o tentou reprimir e aí sem hesitar ele disse: "Se Pedro Raimundo pode cantar e representar o seu povo, eu também posso, até o paulista Bob Nelson canta fantasiado de Roy Rogers, cowboi americano, eu sou nordestino e o símbolo do nordeste é o vaqueiro e o cangaceiro". E não é que seu Luiz viveu quase toda vida vestido de gibão e chapéu de couro.

Guilherme Machado
Serrinha, Bahia 
Via: cariri cangaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário