quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

NOTÍCIAS

RN terá emergência prorrogada
A Defesa Civil do Rio Grande do Norte vai solicitar ao Governo do Estado a publicação de um novo decreto de situação de emergência em mais de 150 municípios potiguares. O documento que está em vigor perde validade no dia 29 de março e, mesmo que ocorram chuvas até esta data, as consequências dos mais de três anos de estiagem são a justificativa para a solicitação. Se o pedido for acatado, será a oitava vez que a administração estadual recorre ao decreto para conseguir viabilizar ações de combate à seca.

Clima melhora e favorece inverno
As condições climáticas do oceano atlântico, de hoje, são melhores e mais favoráveis a um inverno dentro da normalidade do que o verificado em dezembro do ano passado e janeiro deste ano. Ao analisar os últimos dados, o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, apontou que “se as condições climáticas permanecerem como estão hoje” o prognóstico é de chuvas que deve sair na segunda reunião de Análise e Previsão.

Água e clima preocupam
As ministras Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Kátia Abreu (Agricultura) acertaram a realização em Brasília de uma reunião com secretários estaduais de meio ambiente e de agricultura, no próximo dia 5 de fevereiro, para discutir, debater e oferecer soluções aos desafios que o País impôs ao governo federal em razão dos problemas causados pelo baixo volume de chuvas que está afetando o abastecimento de água no Sudeste e no Nordeste. Além de água e clima, a pauta incluirá o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e os processos de licenciamento ambiental. As previsões de safra das principais culturas brasileiras continuam nos índices de antes, e sem previsão de quebra.

Pesquisa
Com mais de trinta culturas, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido mantém no Campus de Mossoró, um Pomar Didático. Cultivado numa área de dois hectares, serve para aulas práticas dos cursos de graduação Agronomia e, Engenharia Agrícola e Florestal, de modo especial, às disciplinas sobre a produção frutífera. O pomar, criado há cinco anos e ainda em estruturação possui plantações de goiaba, banana, manga, caju, mamão, acerola, romã, abacaxi, limão, entre outras fruteiras.
http://tribunadonorte.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário