terça-feira, 5 de agosto de 2014

CAUSOS DE MUNGUENGUE

Jeferson visita o avô na pequena Munguengue onde o mesmo viveu toda a sua vida. O vovô  leva o garoto para passear, e aponta para uma torre distante na cidade e diz:
-- Vê essa torre meu neto? Eu construí essa torre! Coloquei cada tijolo, e hoje continua a ser a torre mais alta de Munguengue. E é reconhecida como um marco histórico. Mas eles aqui nem me chamam de João o construtor da torre!
O velho continua continua andando e aponta para uma ponte perto da foz de um rio que corre para o lago.
-- Vê agora essa ponte Jefrinho? Eu construí essa ponte! Por 5 anos, juntei todas as pedras em um raio de 5 quilômetros, e as pessoas dependem dela todos os dias. Mas eles não me chamam aqui em Munguengue de João, o construtor de pontes!! Chamam Não!
O velho continua andando, e aponta para o lago.
-- Vê este lago agora meu neto? Eu cavei este lago sozinho! Trabalhei com uma pá por 10 anos, canalizando a água do córrego, e enchi com traíras que até hoje alimenta a todos. Você acha que eles me chamam de João o cavador de lagos? Chamam Não! 
Mas porque dei só uma pegadinha numa cabra, até hoje sou conhecido por João da cabritinha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário