quinta-feira, 21 de novembro de 2013

PESCA PROIBIDA

Pescadores de Umarizal dão entrada na documentação para receber o Seguro Defeso.

Mais de 200 pescadores de Umarizal estão dando entrada com a documentação no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para assegurar o benefício do Seguro Defeso. É o que informa o presidente da Colônia de Pescadores de Umarizal, Zé Damazio. O cadastro está sendo feito no sítio Inspectoria, zona rural de Umarizal, sede da colônia local.
O programa do Governo federal é uma assistência financeira temporária concedida ao pescador no período de proibição da pesca para determinadas espécies. Para receber o benefício, o pescador deve atender aos critérios estabelecidos pela Lei 10.779, de 25 de novembro de 2003.

De novembro de 2013 a fevereiro de 2014, a pesca está proibida nos açudes, devido ao período de defeso. Com a proibição da pesca, os pescadores precisam se cadastrar para o recebimento de uma assistência financeira temporária. Para agilizar esse cadastramento, uma ação realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), está recebendo a documentação de mais de 200 pescadores de Umarizal.


Ze Damazio
Zé Damazio explica que o defeso é período da piracema’, de reprodução dos peixes, e os pescadores ficam impedidos de trabalhar. Para suprir as necessidades dos pescadores, o MTE disponibiliza um salário mínimo, durante os quatro meses do defeso.

Ainda segundo o presidente da Colônia de Pescadores de Umarizal, os beneficiários do município começarão a receber o recurso no dia 31 de dezembro. Damazio conta que mais de 236 famílias umarizalenses vivem ou tem como fonte de renda a pesca. “é mais uma fonte de renda para nosso município”, completou.


Leo Silva - Uzl em Fotos - O Retrato da Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário