domingo, 10 de novembro de 2013

NOTÍCIAS

Água do RN, desperdício e escassez


Mesmo com todo o potencial hídrico existente no Rio Grande do Norte, que tem capacidade de represar 4,4 bilhões de m³ de água doce, os sistemas de abastecimento de 13 municípios do estado entraram em colapso por falta de água.

O problema no Estado é a inexistência de políticas públicas que permitam o aproveitamento das áreas atualmente subutilizadas e incentivem a implantação de projetos de distribuição de água para as cidades que enfrentam dificuldade em períodos de seca. Além de subutilização da potencial hídrico, o Estado também não possui projetos de irrigação ou produção de pescados, como ocorre em outros estados, com menor potencial.

Atualmente, apenas a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assú, maior reservatório de água doce do RN, com capacidade de armazenamento de 2,9 bilhões de m³ de água, está sendo utilizada para abastecimento de algumas cidades. Por outro lado, essa importante fonte de riqueza para a subsistência do homem do campo com boa qualidade de vida, hoje nada representa, em termos de exploração econômica. O alerta vem sendo dado há vários anos pelo presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Rocha.

Do De Fato
Via Blog Umarizal em Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário