segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Pesquisadores desenvolvem tomates livres de agrotóxicos em 03 estados do Brasil


Pesquisadores garantem tomates livres de resíduos 
de agrotóxicos e maior produtividade
Uma tecnologia promete reduzir o custo de produção, o uso de produtos químicos e a contaminação ambiental nas plantações de tomates. Trata-se do Tomate Ecologicamente Cultivado, o Tomatec.
A pesquisa é desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Solos) em parceria com outras instituições de pesquisa e extensão, que garante tomates livres de resíduos de agrotóxicos e maior produtividade.
Já neste ano, os pesquisadores pretendem cultivar aproximadamente 12 mil tomateiros plantados por meio desta prática nos municípios de Açú, João Câmara, Jandaíra e Ipanguassu (RN); Ribeirão Preto (SP) e Goiânia e Goianápolis (GO). A comercialização está prevista para começar a partir de novembro deste ano.

Produção
De acordo com a Embrapa, apesar de o Tomatec estar livre da contaminação de agroquímicos, a produção não é orgânica. O processo é simples, informa a Empresa, consiste em tomateiros sustentados por fitilhos plásticos e os frutos envolvidos em sacos de papel.
O uso dos fitilhos no lugar das estacas de bambu para a sustentação das plantas permite melhor desenvolvimento dos tomateiros, além de poder ser lavado após o uso (diferente do bambu, utilizado sem higienização prévia e contaminando novas lavouras). A contaminação dos frutos também é impedida pelo uso de um saco feito com papel especial, que serve como barreira física à passagem dos agrotóxicos.
Foi em 2006 que análises realizadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) atestaram a ausência de resíduos agrotóxicos no tomate produzido a partir desta técnica. Em 2009, a Fundação realizou o mesmo exame em uma propriedade que plantou dois mil pés da fruta utilizando o sistema e, desta vez, sem a interferência de pesquisadores. Novamente se constatou que os frutos eram livres de agrotóxicos.

Tomatec
A marca Tomatec já está registrada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpe). E frutos produzidos a partir deste sistema serão certificados em breve. Segundo a Embrapa, pretende-se vincular um preço diferenciado à marca, de modo a assegurar mais renda ao produtor que vender os tomates livres de resíduos agrotóxicos.

Fonte: Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário