sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O Vaqueiro Sertanejo

Peço a DEUS pra me animar
Me dá muita inspiração
Pra falar com emoção
Sou poeta popular
Quero homenagear
Realizar meu desejo
Aproveitando o ensejo
O meu versejar ligeiro
Falo de um grande guerreiro
O VAQUEIRO SERTANEJO.

No campo da poesia
Que é onde eu sei jogar
Já comecei a rimar
Com amor e alegria
Meu verso tem simpatia
Sobre o vaqueiro versejo
Como a luz do relampejo
Que é uma grande beleza
Eu versejo uma grandeza
O VAQUEIRO SERTANEJO.

Acorda de madrugada
Com o cantar do campina
Apaga a lamparina
E observa a boiada
A mulher despreocupada
O galo no cacarejo
Quando tudo aquilo vejo
Lhe digo sem falsidade
Que é um homem de verdade
O VAQUEIRO SERTANEJO.

Bem cedo sai aboiando
Montado num alazão
De guarda-peito e gibão
Um verso ele sai cantando
O gado todo berrando
E ele sai no molejo
E como se fosse um beijo
Ele toca a vacaria
E sai cheio de alegria
O VAQUEIRO SERTANEJO.

Perneira chapéu gibão
Se veste com alegria
Sua vida é poesia
Seu transporte um alazão
Seu prazer é a paixão
Vive a vida num traquejo
Quando ouve o cantarejo
Do formoso sabiá
Começa seu labutar
O VAQUEIRO SERTANEJO.

Milho feijão e farinha
Seu almoço reforçado
Come bode com picado
E farofa de galinha
Quando chega a tardezinha
Ele escuta o trovejo
E ele vê o clarejo
Do relampo no sertão
Fica cheio de emoção
O VAQUEIRO SERTANEJO.

Dentro da mata fechada
Pegando boi mandingueiro
Por ser um bravo guerreiro
A sua pele é marcada
Sua mão é calejada
Pois vive no seu manejo
Um cachorro no farejo
Caçando pro seu jantar
É assim que sabe amar
O VAQUEIRO SERTANEJO.

Ouço falar no vaqueiro
Estudo sua história
Escrevo sua trajetória
Desse herói verdadeiro
Do nordeste brasileiro
Se for possível protejo
Leio mais sempre revejo
Essa linda imensidão
Eu trago no coração
O VAQUEIRO SERTANEJO.

É o homem do sertão
É um puro nordestino
Tem coração de menino
Pegar gado é sua paixão
O aboio é sua canção
Seu café coalhada e queijo
Sua vida é um gracejo
De couro é seu chapéu
Decanto nesse cordel
O VAQUEIRO SERTANEJO.

A DEUS pai o grandioso
Agradeço a inspiração
Meu DEUS pai da criação
O grande pai amoroso
Me sinto vitorioso
Pois não sou um malfazejo
Sou poeta e eu pelejo
Falar com sinceridade
Amo muito de verdade
O VAQUEIRO SERTANEJO.
Poeta Jadson Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário