segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Cresce a importância do algodão colorido para agricultores do nordeste 
Por se tratar de um produto social e ecologicamente correto, a pluma do algodão colorido tem tido crescente procura tanto no mercado nacional como internacional. Atualmente, ele é exportado para países como Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, Suíça, França, Inglaterra, Dinamarca, Japão, entre outros.
As variedades naturalmente coloridas pesquisadas pela Embrapa Algodão dispensam o uso de corantes químicos, por isso não poluem o meio ambiente e ainda representam uma economia de cerca de 70% de água no processo de acabamento da malha. Além disso, o algodão colorido constitui uma importante fonte de renda para cerca de mil agricultores familiares dos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, que colhem o produto à mão e conseguem obter um preço acima do algodão convencional.
 Ao todo, a Embrapa Algodão já disponibilizou cinco variedades diferentes de algodão colorido no mercado, em tonalidades que vão do verde claro aos marrons claro, escuro e avermelhado. A primeira foi a BRS 200 Marrom, lançada em 2000; em seguida veio a BRS Verde, em 2003; e a BRS Safira e a BRS Rubi, ambas em 2005, e, por último, a BRS Topázio, lançada em 2010. As variedades coloridas foram obtidas via processos convencionais do melhoramento genético sem uso de transgenes.
da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário