segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

ALERTA!!

Cientistas estimam quantas pessoas vivem com falta de água no mundo: 4 bilhões
Um novo estudo publicado nesta sexta-feira (12) na Science Advances mostra que o risco de faltade água no mundo é maior do que se imaginava. Segundo o estudo, conduzido por pesquisadores holandeses, pelo menos dois terços da população mundial vive em áreas que sofrem com forte escassez de água algum período do ano.

Calcular a escassez de água no mundo não é a novidade do estudo. O próprio Fórum Econômico Mundial faz esse tipo de avaliação. A novidade é que pela primeira vez esse cálculo foi feito por mês, analisando as mudanças sazonais, em vez de uma estimativa anual. Assim, uma região que passava alguns meses sem água, por exemplo, não entrava nas estimativas anteriores.

O resultado é que, segundo os pesquisadores, 4 bilhões de pessoas passam pelo menos um mês ao ano em situação de alta escassez de água - a maior parte em áreas da Índia e China.

Pessoas vivendo em condição de alta escassez de água:

1 mês ao ano: 4 bilhões
4 meses ao ano: 2,9 bilhões
6 meses ano ano: 1,9 bilhão
Ano todo: 500 milhões

O mapa abaixo mostra a falta de água por mês no mundo

Os cientistas dizem que é hora de parar de considerar a seca como um desastre meramente natural e passar a tratá-las como um fenômeno provocado por humanos. "Secas severas em ambientes dominados por humanos, como as vivenciadas nos últimos anos na Califórnia, Brasil, China, Espanha e Austrália não podem ser vistas puramente como desastres naturais. Mudanças antropogênicas na superfície terrestre alteram processos hidrológicos e afetam o desenvolvimento da seca", dizem. Segundo eles, parar de considerar a seca como um "problema de São Pedro" é a forma mais efetiva de enfrentar o problema, especialmente agora em que o planeta está entrando numa época dominada pelo homem, o antropoceno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário