terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

NOTÍCIAS

Emparn analisa dados sobre chuvas
A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) divulga amanhã o segundo prognóstico para o inverno 2015 no sertão nordestino. Nesta terça-feira, meteorologistas do Nordeste se reúnem em Natal para estudar os parâmetros meteorológicos para o período de março a maio de 2015. O objetivo é projetar se a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) – sistema que permite a formação de chuvas no semiárido – continuará atuando no RN durante o período.

De acordo a Emparn, as reuniões de especialistas ocorrem anualmente, entre dezembro e abril, para analisar a chegada de chuvas no RN. Na última reunião, em janeiro, o panorama apontava 45% de possibilidade de chuvas “abaixo do normal” este ano.

Mercado familiar
Beneficiando cerca de 1,2 mil famílias de agricultores familiares, de cooperativas participantes da iniciativa, foi inaugurado o primeiro Centro de Comercialização Mercado da Terra, no RN, em Barra de Tabatinga, Nísia Floresta. Agora em fevereiro, o mercado funciona todos os dias, das 9h às 17h e, a partir de março, de quinta-feira a domingo. Serão vendidos artesanato, doces, geleias, castanhas, mel, arroz e cajuína. O diferencial do Mercado da Terra é a culinária. Os visitantes poderão degustar pratos diferentes, como o “Cajuburguer”, “banana chip”, “canju” (canja de carne de caju), paçoca de caju, e bolinhos de caju, além do cardápio tradicional, como escondidinho, tapioca e guizado.

CAMPEONATO 
Oferecendo uma premiação recorde de R$ 1,2 milhão, a Associação Norte-Riograndense de Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ANQM ) lança o 10º circuito de Vaquejada, ano de 2015. O lançamento foi no Tattersal de Leilões do Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. Serão sete etapas com as categorias Amador, Universitário e Profissional, em busca da pontuação oficial na ABQM.

SEMENTES
O Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura e Pecuária, executa via Emater, desde 2005, um programa que distribui sementes de qualidade, indicadas pela Emparn, aos Bancos de Sementes (BS), nas dez regiões do RN. Os agricultores familiares cadastrados nos BS pela Emater, recebem sementes de milho e feijão para subsistência e sorgo Ponta Negra para os animais. Nesta safra, serão entregues 466 toneladas de milho, feijão, sorgo e arroz.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário