domingo, 27 de novembro de 2011

Umarizal Comemora Hoje 53 anos de Emancipação Política
 
No dia 27 de novembro de 1958, pela Lei nº 2.312, Umarizal desmembrou-se de Martins e tornou-se um novo município potiguar. A data será lembrada hoje a noite dentro das comemorações de 53 anos de emancipação política municipal.
A programação começa as 19h com grande Missa em Ação de Graças na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, local que é um marco na história local erguida em 1902 quando Umarizal ainda era chamada de Gavião. Em seguida, haverá o tradicional Corte do Bolo com a presença do Prefeito Rogério Fonseca e demais autoridades municipais.
Ainda na programação da noite, acontecerá a entrega de premiações dos campeonatos e gincanas, a etapa de Umarizal e etapa regional do concurso "A Mais Bela Voz 2011" e atrações musicais com artistas da terra.
História de UMARIZAL 53 anos. "Uma cidade cheia de surpresas, ora boas, oras más, uma cidade de artistas, de poetas, de gente boa, de equilíbrios, de desequilíbrios, uma cidade que todos nos amamos e que está no nosso sangue, e que somente quem a ama de verdade consegue entender a emoção de  viver aqui".Rosângela Cunha
No inicio do século XIX, no povoamento de Gavião já existiam muitas casas, grandes fazendas uma abrangente atividade rural. A povoação continuou crescendo à margem do riacho Gavião, por onde passava uma estrada que servia de caminho para os comboios que saiam da Paraíba com destino a Mossoró. Em 1894, a localidade ganhou seu primeiro açude.
No ano de 1902, o arrumado que continuava em progresso já tinha cemitério e a capela do Sagrado Coração de Jesus. Por decisão da Intendência de Martins, em 1925, o nome do povoado foi mudado para Divinópolis. Em 1943, estava em fortalecimento econômico, e teve seu nome outra vez mudado, passando a se chamar Umarizal, numa referencia á grande quantidade de umarizeira existente na região, que consegue, mesmo em período de estiagem, molhar o solo debaixo de sua copa com gotejamento, sendo conhecida como a arvore que verte água.
No dia 27 de novembro de 1958, pela Lei nº 2.312, Umarizal desmembrou-se de Martins e tornou-se um novo município potiguar. Vegetação: Caatinga Hiperxerófila vegetação de caráter mais seco, com abundancia de cactáceas e plantas de porte mais baixo e espalhado. Entre outras espécies destacam-se a jurema preta, mufumbo, faveleiro, marmeleiro xique-xique e facheiro.
A Cultura em Umarizal é conhecida pela sua diversidade significante, pois é rica em cultura popular com manifestações culturais como: grupo de teatros, poetas, poetas cordelistas, repentistas, artesanato, grupos musicais, culinaristas e contadores de historias.
Fonte: uzlemfotos.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário