quarta-feira, 13 de abril de 2011

MP investiga doença em animais que contamina humanos em Mossoró

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento diagnosticou 15 casos de Anemia Infecciosa Equina em Mossoró, o que preocupa Ministério Público.

O promotor de Justiça Jorge Cruz de Carvalho, da 3ª Promotoria de Justiça de Mossoró, investiga as causas que fizeram surgir e o fato de o Estado não ter combatido a existência de casos de Mormo e Anemia Infecciosa em equinos na capital do Oeste. Esta doença, que é transmitida principalmente por um mosquito que se alimenta de sangue, pode contaminar humanos e matá-los em seu estágio mais grave.

A Portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado, edição desta quarta-feira (13). Jorge Cruz informa que o Mormo e Anemia Infecciosa são doenças causadas por bactéria que ataca os equídeos, podendo afetar a saúde humana de forma grave.

O principal transmissor é o inseto que se alimenta de sangue (mutuca, por exemplo), mas também pode ser transmitida através de agulhas e instrumentos cirúrgicos contaminados, além de arreios, esporas, bridão e cabresto.

Fonte: www.nominuto.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário