segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

NOTÍCIAS

Cresceu o número de produtores orgânicos

Em 2012 o número de agricultors envolvidos com produtos orgânicos chegava a um total de 5,5 mil. Um salto para o ano de 2013. O cadastro geral chegou a 6.719 produtores. Um aumento de 22%. Os dados são do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos. “Esse quadro positivo é consequência do modelo diversificado dos mecanismos de controle para garantia da qualidade orgânica”, avalia o coordenador de Agroecologia da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Rogério Dias.

Um dos principais motivos para esse crescimento foi também o aumento das entidades que fazem o registro de produtores orgânicos. Em 2012, o país contava com 79 Organizações de Controle Social (OCSs) e quatro Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade (OPACs). No ano passado, estes números subiram para 163 e 11, respectivamente.

Como consequência, afirma Rogério, estes números refletem o aumento dos produtores orgânicos em todo o país, porque facilita o registro dos mesmos. O ano de 2013 fechou com 6.719 produtores e 10.064 unidades de produção orgânica em todo o Brasil.

da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário