sábado, 7 de dezembro de 2013

"Umbu ser tão azedinho"

HOMENAGEM AO UMBUZEIRO












Peço a padim ciço
Santo do Juazeiro
Que me ajude agora
A falar do umbuzeiro
Planta do meu sertão
De umbu verde e grandão
Das quebradas do tabuleiro

No meu nordeste tem
Essa fruta a vontade
Gostosa mais azedinha
Aqui falo a verdade
"Umbu ser tão azedo"
Não sei qual o segredo
Mais chupo com vontade

Moro no sítio trapear
Lá tem umbu grandão
Verde ou amarelo
Você chupa de montão
Eu não sei qual o porque
Que faz isso acontecer
"Umbu ser tão grandão"

Passo o dia chupando
Em baixo do umbuzeiro
Tonha ali mais eu
Só sai por derradeiro
"Umbu ser tão bom assim"
Nunca vi meu padim
No meio do tabuleiro

Logo a primeira vez
Foi uma decepção
Quando chupei o umbu
Era azedo que nem o cão
"Umbu ser tão azedinho"
Deve ser um segredinho
Da caatinga do sertão

Eu nunca vi assim
"Umbu ser tão procurado"
Eu pelo menos chupo
Quando no mato encontrado
Eu gosto até demais
E pra mim tanto faz
Sendo verde ou amarelado 

Falei hoje um pouco
Do umbuzeiro do nordeste
Planta que alimenta
O famoso cabra da peste
"Umbu ser tão bom assim"
É bom chupando até o fim
Espero que não me conteste

Um abraço negada
Obrigado pela atenção
"Umbu ser tão falado"
Pelo locutor Jatão
É para homenagear
Essa planta que aqui há
No interior do sertão

Texto: Jatão Vaqueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário