segunda-feira, 30 de setembro de 2013

NOTÍCIAS

Estudos comprovam que o plantio de árvores nas pastagens é benéfico para o produtor
 
A Embrapa Gado de Leite iniciou há dez anos estudos sobre as vantagens de se adotar os sistemas silvipastoris. Mais do que embelezar o campo, os sistemas silvipastoris, que é o plantio de árvores em pastagens cultivadas, trazem importantes benefícios para o solo, pastos e animais. A conclusão é que os sistemas silvipastoris auxiliam no combate à erosão, melhoram o aproveitamento da água das chuvas e a fertilidade do solo. Além disso, o efeito da sombra sobre s animais, à medida que reduz o estresse térmico principalmente em regiões de clima quente.  
 Os pesquisadores da Embrapa Gado  de  Leite lembram que em países de clima tropical como o Brasil, grande parte das pastagens fica degradada poucos anos após o estabelecimento. Entretanto, vários aspectos para a correta utilização da tecnologia devem ser observados. “O uso de sementes de boa qualidade aliado ao bom preparo do solo e adubação, garante um eficiente estabelecimento da pastagem”, salienta o pesquisador Domingos Sávio. Mas ele reforça que o manejo deve ser adequado após essa fase para evitar a degradação.

O pesquisador explica que a capacidade em melhorar a fertilidade do solo se deve ao poder das árvores de aproveitar os nutrientes que estão em camadas profundas do solo, fora do alcance das raízes das forrageiras. “Esses nutrientes retornam para o solo por meio das folhas, frutos e galhos que caem das árvores e são reaproveitadas pelas forragens”, completa Sávio .

da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário