quinta-feira, 17 de outubro de 2013

CULTURA MUSICAL BRASILEIRA

Alceu Valença: “As fuleiragens estão acabando com a música brasileira”
(Foto: Mônica Dias/G1)
Em 40 anos de carreira, o cantor, compositor, ex-jornalista e atual cineasta Alceu Valença está certo de que a “fuleiragem music”, apelido que ele deu para a música pop, leva a música brasileira a um caminho complicado. “O Brasil vai muito bem de uma maneira geral, mas a música brasileira atravessa uma fase perigosa”, sentencia em entrevista ao iG .

Há 12 anos, o artista pernambucano investe no filme “A Luneta do Tempo” como roteirista, produtor musical e diretor. “Quando decido fazer alguma coisa, vou fundo, entro de cabeça, trabalho com obstinação”, explica sobre o longa de levada autobiográfica com previsão de lançamento para o segundo semestre. Ainda para o cinema, Alceu prepara um documentário sobre sua carreira “marginal e contestadora” durante os anos 70.

Alceu Valença: As fuleiragens musicais de uma maneira geral estão acabando com a música brasileira. Não consigo entender, por exemplo, porque é que os cantores brasileiros estão adotando uma embocadura típica do soul, que não tem nada a ver com o canto brasileiro. Nada contra a música americana, que é excepcional, mas acho esquisito o cara cantar se espelhando em uma escola que não tem nada a ver com a nossa realidade. O Brasil vai muito bem de uma maneira geral, mas a música brasileira atravessa uma fase perigosa. Precisamos restabelecer o conceito, a curadoria, o entendimento sobre nossa própria cultura.
http://www.nacaonordestina.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário