terça-feira, 9 de julho de 2013

NOTÍCIAS

Tecnologias sociais podem melhorar a vida do agricultor no nordeste 
As tecnologias sociais têm em comum o baixo custo e a facilidade de implantação. A meta é permitir que o produtor consiga ampliar os ganhos com sua atividade ou dê início a um novo modo de geração de renda. A produção de hortaliças é uma opção, pois as verduras podem ser cultivadas num espaço pequeno e vendidas a um bom preço. Além de hortaliças, os pequenos produtores podem produzir fruteiras. Essa é a ideia que está por trás dos quintais produtivos. A água usada no plantio vem de cisternas de placa ou de enxurrada. Na área de processamento agroindustrial, os derivados do leite são uma boa opção para quem deseja contar com um dinheiro extra no fim do mês, produzindo queijo, ricota e bebida láctea.
A Embrapa Agroindústria Tropical, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e parceiros regionais, executa ações de articulação institucional, de mobilização social comunitária e implantação de tecnologias sociais de convivência com o Semiárido que vêm melhorando a qualidade de vida de famílias de dez municípios do Rio Grande do Norte inseridas no Plano Brasil Sem Miséria (PBSM) do Governo Federal.
Algumas tecnologias implantadas buscam melhorar a qualidade de vida dos pequenos produtores. Dois exemplos disso são o fogão ecoeficiente e a fossa verde que se apresentam como alternativas viáveis à redução de problemas de saúde resultantes da queima da lenha, como no caso dos fogões ecoeficientes; da redução dos problemas de contaminação ambiental, como no caso da construção de fossas verdes (canteiros biossépticos); e da captação, do aproveitamento e da otimização do uso da água em atividades de culturas agrícolas, como no caso dos sistemas cisternas de enxurrada e quintais produtivos.
O objetivo é que os pequenos produtores possam se manter com o seu próprio negócio. Eles vão contar com o apoio e com o conhecimento da Embrapa, ONGs e instituições parceira, ao longo do projeto.
da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário