quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Agricultor sofre picada de cobra cascavel na Zona rural de Antônio Martins/RN.



















O agricultor Jose Batista de Mesquita, residente no Alto da Ema, em Antônio Martins/RN, foi mordido por uma cobra cascavel(foto), quando se encontrava limpando sua roça. Ao puxar a enxada a cobra veio junto e picou o dedão do seu pé direito.

O roçado de José fica no Sítio Picadas, zona rural de Antônio Martins/RN, o fato ocorreu por volta das 08h00min da manhã desta terça-feira (28/02/12), após o fato o mesmo avisou a um irmão que estava na roça vizinha de ter sido picado por uma cobra, que vieram juntos procurar atendimento medico no Hospital local e em seguida foi encaminhado ao HRCCA em Pau dos Ferros/RN, José ainda estava internado na manhã de hoje, passando bem.

Fonte: Nosso Paraná
Via: Gardênia Oliveira.

ASSASSINADO VAQUEIRO E MOTORISTA DO HELENA LÚCIA PARK EM UMARIZAL

Carrim de chagas a vitima ,foto tirado na fazenda carcará Umarizal.
    O fato aconteceu por volta das 19h30 do dia 28. A vítima, o senhor Antonio Carlos Nunes dos Reis, mas conhecido por "Carrin de Chagas Serafim", 42, foi assassinado dentro de sua residência numa rede onde se encontrava deitado. Segundo primeiras informações dois homens em uma motocicleta chegaram, entraram na casa e efetuaram vários disparos, logo em seguida empreenderam fuga com destino ignorado
Pense num véi Bruto! Ô Marmota medonha!

Receitas do Campo

Galinha de Cabidela

 

Ingredientes

1 galinha de capoeira gorda, 1 cebola picada, 1 colher de sopa de coentro e cebolinho bem picados, 1 colher de banha, outra de manteiga, sal a gosto.

 

Modo de Fazer

Sangre a galinha e apare o sangue num prato fundo com 2 colheres de sopa de vinagre, sempre batendo com um garfo. Cozinhe a galinha aos pedaços e, quase na hora de servir ponha o sangue e mexa bem que é para não talhar. A galinha deve ser cozida com pouca água e com todos os temperos

Mossoró, Pau dos Ferros, Umarizal, Assú e Caicó são os primeiros a receber as sementes da Secretaria de Estado da Agricultura

Foi iniciada ontem, 28, a distribuição de sementes pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE). O reabastecimento dos bancos de sementes começa por Mossoró, seguindo por Pau dos Ferros, Umarizal, Assú e Caicó. "A intenção é concluir a distribuição nessas cidades até o próximo sábado", informou o coordenador do Programa de Distribuição de Sementes do Governo do Estado, Antônio Carlos Magalhães. Currais Novos, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, João Câmara e São José de Mipibu serão atendidos na semana seguinte.

Neste ano, o programa está sendo ampliado a partir da inclusão de novos municípios e a criação de diversos bancos de sementes, aumentando assim o número de agricultores beneficiados.


Segundo Antônio Carlos Magalhães, o Rio Grande do Norte agora conta com 1.103 bancos de sementes distribuídos em 149 cidades. "Só não serão atendidos os municípios (18) que não criaram os bancos de sementes", observou o coordenador, acrescentando que quase 40 mil pequenos agricultores terão acesso a sementes de feijão, sorgo, milho, arroz e algodão.

Ao todo, serão 390 toneladas de sementes divididas da seguinte forma: 155 de feijão, 150 de milho, 60 de sorgo forrageiro, 20 de algodão e 5 de arroz, com investimento da ordem de R$ 3,4 milhões.

O secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado, destacou que 140 toneladas de sementes serão distribuídas com os produtores incluídos no programa neste ano, enquanto que os bancos de sementes antigos serão abastecidos com metade do volume do ano passado.


Betinho Rosado destacou que os agricultores têm acesso a sementes de qualidade que podem ser cultivadas por vários anos no mesmo solo. "Trabalhamos com várias variedades de sementes, já que as sementes híbridas só podem ser cultivadas uma vez", explicou.

O secretário adiantou que a expansão do programa terá continuidade no próximo ano devendo chegar a 50 mil agricultores.

Meteorologista da Emparn confirma: já é hora de plantar

Chegou a hora de o homem do campo preparar a terra e começar a plantação da lavoura. Segundo o meteorologista Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), o momento é propício para o início do cultivo devido ao começo do período chuvoso na região. Em Mossoró, por exemplo, choveu durante todo o final de semana e também nessa segunda-feira, 27. Bristot alertou para a possibilidade de veranicos nas próximas semanas. Porém, ele observou que não haverá prejuízo para a plantação que ainda estará germinando. "O agricultor que plantar agora não terá prejuízo com veranicos que possam ocorrer nas semanas próximas", destacou o meteorologista.

Bristot aconselhou o cultivo de culturas de ciclo rápido como o feijão e o milho.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Lavoura de Mossoró, Francisco Gomes, relatou que ainda não choveu em toda a zona rural de Mossoró. Mas nas áreas que já estão molhadas os agricultores estão cultivando a terra.

Embora tenha chovido pouco até o momento, Francisco disse que a expectativa entre os agricultores é de um bom inverno e consequente boa produção. "A esperança é que caia chuva até maio, junho para segurar o plantio mais retardado", pontuou.


Do Jornal de Fato
Via: http://uzlemfotos.blogspot.com

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

1ª SEÇÃO DO ANO NO LEGISLATIVO...

A arma do cidadão
Dentro do meio social
Realizou a primeira seção
Na cidade de Umarizal
Reunindo os vereadores
Que falaram aos eleitores
Que agora é oficial

Oficial é a saída
De vereadores da situação
Que agora fazem parte
Da atual oposição
Não sei qual o motivo
E se foi positivo
Essa comentada decisão

Eu pessoalmente esperava
Uma seção produtiva
E não aquela falação
Para muitos tão cansativa
Sem nada de previsões
E nada de decisões
Pela bancada legislativa   

Afinal era o início
De um ano de atividade
Onde se criam metas
Para mostrar a sociedade
Do que irão realizar
E como vão organizar
Projetos para cidade

Mais não se viu isso
Na seção de terça-feira
Se viu foi um comício
E só falaram asneira
Sem nenhuma projeção
Isso não tem condição
Deve ser brincadeira

O povo quer propostas
Para nossa comunidade
Projeções para 2012
De projetos para cidade
E não ouvir discurso
Como se fosse concurso
Cheios de rivalidade

E é isso que eu penso
  Não sei se tô errado
O legislativo é a arma
Que pelo povo é usado
O vereador é a munição
Que faz a legislação
E não pode ficar parado

Respeito o legislativo
Aqui de nossa cidade
 Mais só acho que o povo
Aqui tem necessidade
De ouvir boas propostas
E que nos tragam respostas
Pra nossa comunidade

                    Texto: Jatão vaqueiro

Projeto reconhece vaquejada como atividade esportiva


Tramita na Câmara projeto que regulamenta a vaquejada como atividade esportiva. Pela proposta (Projeto de Lei 3024/11), do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), a atividade será regulada e remunerada nos termos da Lei 10.220/01, que regula a profissão de vaqueiro.
A legislação estabelece, por exemplo, que a empresa promotora de rodeios deve assinar contrato por escrito com o peão, com cláusulas como prazo de vigência – entre quatro dias e dois anos – e forma detalhada de remuneração.
A promotora do evento também é obrigada a contratar seguro de vida e de acidentes em favor do peão. A apólice deve compreender indenizações por morte ou invalidez permanente no valor mínimo de R$ 100 mil, a ser atualizado a cada doze meses com base na Taxa Referencial de Juros (TR). Deve-se prever ainda o pagamento de todas as despesas médicas e hospitalares causadas por acidentes de trabalho.
O projeto estabelece ainda cuidados com a proteção dos animais envolvidos na competição. De acordo com o texto, a proteção à saúde e à integridade física dos animais compreenderá todas as etapas do evento, inclusive o transporte do local de origem, a chegada, a acomodação, além de alimentação, trato, manejo e montaria, “observadas as devidas precauções”.
“Manifestação cultural”
O projeto considera a vaquejada um evento esportivo de competição, em duplas montadas, com o objetivo de dominar bovinos. Somente poderão ser usados animais liberados para a competição por atestado de veterinário, prossegue o texto. A proposta ainda detalha as características da pista e da competição, assim como a atuação do juiz.

O deputado Paulo Magalhães afirma que a vaquejada representa uma manifestação cultural legitimamente brasileira, que atrai público “fiel e apaixonado” e inúmeros atletas. “As cidades onde são promovidas transformam-se em destinos turísticos”, agrega.
Tramitação
O projeto, que tramita apensado ao PL 2086/11, será analisado pelas comissões de Turismo e Desporto; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, será votado no Plenário
.
Fonte: http://www2.camara.gov.br 

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Professora mantém museu na zona rural de Umarizal


Preservar objetos antigos, colecionar e relacionar fatos históricos são atividades que fazem parte da rotina de muitas pessoas que gostam de manter vivo o passado. O prazer em ser o proprietário de um objeto raro ou ser possuidor de um documento único vem conquistando cada vez mais simpatizantes.
No Rio Grande do Norte, por exemplo, algumas regiões vêm se destacando nessa modalidade, como o museu particular localizado dentro da casa da professora aposentada Sônia Onofre Pereira de Melo, 65 anos, na fazenda Lagoa do Serrote, zona rural do município de Umarizal, Médio-Oeste potiguar.  O local, de longe, já expõe um belo visual que mistura arte, cultura e história.

A proprietária prefere não se referir a sua casa como um museu particular, mas admite que o prazer em reunir objetos antigos é uma tarefa incansável que pretende desenvolver até o fim dos seus dias.

“Sempre gostei de guardar coisas antigas e como tive a oportunidade de adquirir objetos raros que pertenceram a minha família tenho o maior orgulho de preservá-los”, ressalta.

Sônia tem a seu favor uma família de renome no Rio Grande do Norte, o que facilita o seu trabalho de reunir documentos históricos. É filha do juiz Manoel Onofre de Souza (falecido), nome dado a cadeia pública de Mossoró.


Outro ponto que incentivou a colecionadora foi a casa onde guarda todas as relíquias, que é onde toda a sua família morou e que ela consegue manter com os mesmos padrões arquitetônicos de quase dois séculos.



CASA MUSEU
Entre os objetos colecionados, muitos até mesmo guardados “a sete chaves”, Sônia mantém coleções raras como: discos (LPs) do grupo inglês Beatles e uma radiola que toca este tipo de disco. “Nunca pensei em jogar os discos de vinil fora ou substituí-los por CDs, então adquiri uma radiola desse modelo para ouvir os discos.

Entre as antiguidades, mantém intacto o primeiro aparelho de TV em preto e branco, o 1º modelo de liquidificador e batedeira planetária da marca Walita, relógio de parede em madeira, câmeras digitais antigas, óculos com armação em ouro (que pertenceram a familiares), livros de escritos no início do século passado.


Entre as particularidades, Sônia expõe em uma sala reservada um verdadeiro arquivo em fotos que retratam as cidades do RN no passado. Entre as fotos antigas, uma foto dela feita e emoldurada pelo histórico fotógrafo Manoelito.


A colecionadora estima que possua, segundo o último registro, mais de 500 peças antigas incluindo móveis em madeira fabricados há 200 anos. Sônia admite a possibilidade de transformar a casa em um ponto de visitação pública, porém, adianta que ainda precisa amadurecer melhor essa ideia.

“Não tenho problemas em receber visitantes, mas transformar o local em visitação pública é um projeto a ser pensado posteriormente”, frisou.

Com informações da repórter Sayonara Amorim - Gazeta do Oeste
Via: http://uzlemfotos.blogspot.com

O QUE É A VELHICE?


 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dois velhos filosofavam
Acerca de suas vidas
Sobre tudo comentavam
Amores, dores e feridas
Ela falava baixinho
Ele escutava sozinho
Aquelas frases sofridas:

É sempre muito cruel
O mundo em que a gente vive
Pois o que está no papel
Na prática não sobrevive
O respeito ao idoso
É um assunto jocoso
Demagogo, inclusive

Você tem toda razão
- disse o velho à senhora-
A tal discriminação
É a atitude 'da hora'
A nossa categoria
Jamais ganhou alforria
E a humanidade ignora

Ser velho neste planeta
É como não valer mais
É como uma camiseta
Rasgada na frente e atrás
É viver na solidão
No meio da multidão
Não sendo visto jamais

É mesmo muito ruim
O que sentimos agora
Mas nem sempre foi assim
Ao longo de toda História
O velho tinha valor
Sapiência e amor
Status, luzes e glória

Era muito respeitado
Por ser mais experiente
Bastante considerado
Por ser de tudo ciente
Mas perdeu sua importância
Quando surgiu a ganância
Da parte do mais valente

Alguns os chamam trambolho
Fardo, inútil, atrasado
Não põem as barbas de molho
Vivem um tempo parado
Acham que o hoje é eterno
Se julgam sempre moderno
Amanhã serão passado

Quero provar que o homem
Não suporta envelhecer
A mal, por favor, não tomem
Este meu (pré) parecer
Mas é que tudo conheço
E respeito então mereço
Pelo que vou escrever

Tá certo, nada é igual
Uns estão na solidão
Em casa ou num hospital
Em asilo ou em pensão
Mas se a gente não sorrir
Não namorar, não sair
Piora a situação

Se o velho rico recebe
Tratamento especial
E o velho pobre, da plebe
Mal toma um fino mingau
Não vejo o governo agir
Não tenho porque mentir
Vida boa é a de Lalau

Nem todo velho é ranzinza
Nem todo outono é tristeza
Nem toda nuance é cinza
Nem toda falta é pobreza
Nem tudo que é novo é zero
Nem tudo que tenho quero
Nem toda tese é certeza
 
Fragmentos do cordel "O que é a velhice" da autora;
-Salete Maria

Luz para Todos fará mais de 400 mil novas ligações elétricas até 2014, diz presidenta

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (27) que mais de 400 mil novas ligações elétricas devem ser feitas no país até 2014 por meio do programa Luz para Todos. Apenas no ano passado, segundo ela, 253 mil famílias que vivem no campo, em assentamentos da reforma agrária, em aldeias indígenas e em comunidades quilombolas e ribeirinhas, além de produtores rurais, foram beneficiados pelo programa.
"Isso chega a quase 1 milhão de pessoas que saíram da escuridão", disse no programa semanal Café com a Presidenta. Dilma lembrou que desde 2033, quase 12 milhões de pessoas passaram a ter acesso à energia elétrica no Brasil. "Já fizemos muito, mas agora ainda temos um desafio grande, que é o de levar luz elétrica para as pessoas que moram em lugares de acesso mais difícil, em áreas isoladas, no meio da floresta, em serras e ilhas", explicou.

Uma das estratégias do governo para os próximos meses será o uso de novas tecnologias, como postes de fibra de vidro, que pesam menos que os de concreto e podem flutuar na água, facilitando o transporte por rios.

Para Dilma, investimentos no programa impulsionam a economia brasileira, já que criam novas oportunidades para comunidades antes desassistidas. "O Luz para Todos é um dos caminhos para melhorar a qualidade de vida, garantir cidadania, dar oportunidades de crescimento a todos os brasileiros", concluiu.

Da Agencia Brasil

Via: http://uzlemfotos.blogspot.com 

EIIIIIIIIIITA NÓS!!


domingo, 26 de fevereiro de 2012

VEJA QUEM SÃO...

-AO CENTRO: EU (JATÃO) E MINHA ESPOSA JOSINEIDE EM CIMA.
-DO LADO DIREITO: QUEQUÉ DO FINADO CABELUDO COM ROSANE DE DONA ROSA EM CIMA.
-O OUTRO COM A PESSOA NO OMBRO É: DORIEDSON MEU PRIMO COM DANIELE FILHA DE NEIDE DE MANOEL DE GIL EM CIMA.
-AINDA NO CHÃO: DE COCORAS NEIDE DE MANOEL DE GIL E DE PÉ DA ESQUERDA PRA DIREITA, É RAISSA IRMÃ DE NEIDE, MARICA DE JOAQUIM DE BENTO A FRENTE E DEPOIS DE QUEQUÉ LUCINEIDE IRMÃ DE NEIDE.
-EM CIMA DO MURO: DA ESQUERDA PRA DIREITA PRIMEIRO É NILTON IRMÃO DE NEUZINHA DE OLIVALDO, DEPOIS DORISNEIDE DE BENEDITO LAVINO, EM SEGUIDA GG IRMÃO DE FRANCISCO GERALDO, EM SEGUIDA VEM ILZA QUE TRABALHA NA LOJA FONSECA E SOUZA E POR FIM ENERCINA IRMÃ DE Dr: NONATO.
  

BARRAGEM DO SANTUÁRIO DO LIMA EM PATU SANGRA

IMAGENS LINDAS DE VER
DA BARRAGEM SANGRANDO
NO SANTUÁRIO DO LIMA
AGORA AQUI VOU MOSTRANDO
UM LUGAR DE ORAÇÃO
PRA ROMEIRO DE DEVOÇÃO
QUE TEM FÉ AFLORANDO

               TEXTO: JATÃO VAQUEIRO
Fonte das fotos: devotosdamae.blogspot.com 
VEJA AS FOTOS DA SANGRIA EM MAIS INFORMAÇÕES ABAIXO:

Piadas de Caipiras

Interior dá de tudo. E la em Munguengue interior do Ceará, tinha um caboclo que colocava fundo de madeira em latas de carregar água. 
-No interior da muito isso na seca viu padim.
Por viver trabalhando com isso seu Zé Niculau ficou conhecido na cidade como ( Zé do Fundo).
Certo dia Maria de Bastião vaqueiro muito bem feita e com uma bunda bem grande, vai a rua com um colante que deixava a danada ainda mais rebuculosa. E ela resolve ir a banca de compadre Zé do fundo e chegando la diz:
-Seu Zé quanto o senhor esta cobrando para botar o fundo em uma lata?
E seu Zé do fundo responde:
-Maria ainda custa vinte cruzeiros.
E Maria torna a perguntar ao velho:
-Seu Zé e eu dando o fundo, por quanto fica?
Depressa o velho responde:
-Oxente Maria! Ai é de graça, e ainda passo uma semana carregando água pra encher os potes da senhora sem cobrar um tostão!
Piada Cedida por: Dona Gelça da Santa Luzia

RIO GRANDE DO NORTE MEU NATURÁ














AO DIVINO PAI ETERNO
PEÇO AGORA INSPIRAÇÃO
PORQUE HOJE VOU FALAR
DO POVO DO MEU SERTÃO
GENTE SIMPLES MAIS FORTE
DO RIO GRANDE DO NORTE
TERRA DO MEU CORAÇÃO

BERÇO DE CÂMARA CASCUDO
DO COMPOSITOR DORGIVAL
DE RAÍ DO SAIA RODADA
QUE É DAQUI DE UMARIZAL
DO POETA ANTÔNIO FRANCISCO
QUE VERSA COMO UM CORISCO
E TRAZ BRILHO CULTURAL

SOMOS POVO VALENTE
AQUI DO INTERIOR
CABOCLO DA PELE GROSSA
QUE NÃO TEME A DOR
SÓ MORREMOS LUTANDO
E O MAL ENFRENTANDO
PODE SER COMO FOR

EXPULSAMOS LAMPIÃO
COM SUA CABROEIRA
DA CIDADE DE MOSSORÓ
ELES SAÍRAM NA CARREIRA
ERA A BALA CORTANDO
ATÉ OS SANTOS ATIRANDO
QUE NÃO ERA BRINCADEIRA

DA CIDADE DE PATU
FALANDO EM CANGACEIRO
TIVEMOS JESUÍNO BRILHANTE
CABOCLO DO TABULEIRO
QUE FOI TEMA DE NOVELA
E A SUA FAMA REVELA
O CANGAÇO VERDADEIRO

É DE NOSSA REGIÃO
GRANDE EXTRAÇÃO DO SAL
CONSUMIDO NO PAÍS
UM RECURSO NATURAL
DAS REGIÕES COSTEIRAS
QUE COM SUAS SALINEIRAS
BENEFICIAM ESSE MINERAL

ERAMOS FORTES TAMBÉM
NO CULTIVO DO ALGODÃO
MAIS UM OURO BRANCO
AQUI DO MEU TORRÃO
HOJE NÃO SE PLANTA MAIS
POIS A PRAGA É VORAZ
NA MAÇÃ DA PLANTAÇÃO

DA FÉ DO NOSSO POVO
FALO DE FREI DAMIÃO
PEREGRINO NO NORDESTE
FAZENDO SUA PREGAÇÃO
E NO ESTADO POTIGUAR
SEMPRE VINHA REZAR
PELO POVO DO SERTÃO

FOI DAQUI A ORIGEM
DAS FESTAS DE VAQUEJADA
NA REGIÃO DO SERIDÓ
FOI A PRIMEIRA DERRUBADA
DE UM BOI MANDINGUEIRO
PELAS MÃOS DE UM VAQUEIRO
 DENTRO DA MATA FECHADA

RIO GRANDE DO NORTE
UM ESTADO ATRAENTE
COM RIQUEZAS NATURAIS
E DE UMA BOA GENTE
RICO EM PETRÓLEO E GÁS
COM UM POVO QUE SÓ FAZ
VIVER A VIDA CONSCIENTE
BUSCANDO SER DIFERENTE
ACREDITANDO QUE É CAPAZ

É AQUI QUE EU MORO
E AMO ESSE TORRÃO
DAQUI NINGUÉM ME TIRA
SÓ SE FOR NUM CAIXÃO
NÃO DEIXO MEU NATURAL
SOU AQUI DE UMARIZAL
CONHECIDO POR JATÃO
EU GOSTO DESSE CHÃO
DE POVO BOM E CORDIAL

                        TEXTO: JATÃO VAQUEIRO

ÓIA NÓS KA CUCA QUENTE...


VEM A III ROMARIA DOS VAQUEIROS AO SANTUÁRIO DO LIMA EM PATU

Arte: Josaias Moura

PROGRAMAÇÃO: 
.
Dia 15/03/2012: Pega de Boi no Mato
Dia 17/03/2012: Forró da Chegadinha no Bar e Petiscaria Point Vip
 .
Dia 18/03/2012: Romaria:
06:00 h - Concentração com café da manhã dos vaqueiros no Posto Nossa Senhora dos Milagres
07:30 h - Saída para o Santuário do Lima
10:00 h - Missa do Vaqueiro no Santuário do Lima
12:00 h - Almoço no restaurante da Pousada do Santuário
14:00 h - Tropa de Elite no Parque Antonio Suassuna no pé da Serra do Lima 
Fonte: blog.patunews.com.br

Receitas do Campo

Grude quenga de côco

INGREDIENTES:
1 côco grande ralado
½ quenga de açucar
2 quengas de goma de tapioca
1 colher rasa de manteiga
água do próprio côco
sal à gosto

MODO DE FAZER:
Misture tudo, unte uma forma com bastante manteiga e leve ao forno por 40 minutos. Está pronta uma das mais tradicionais receitas nordestinas.  
da redação do Nordeste Rural

Fique sabendo: Comer frutas cítricas pode diminuir risco de AVC em mulheres

Compostos presentes em frutas cítricas podem reduzir o risco de derrames em mulheres, aponta um estudo divulgado em revista da Associação Americana do Coração nesta semana. Conhecidos como flavonoides, são comuns também em vegetais, no vinho tinto e no chocolate amargo.
Os pesquisadores usaram dados colhidos de 69.622 mulheres nos últimos 14 anos no Reino Unido, que relataram o que comiam a cada 4 anos. A equipe de pesquisa analisou seis tipos de flavonoides usados regularmente na dieta de norte-americanos e a relação deles com o risco de isquemias e hemorragias cerebrais.
Quando mulheres consumiam grandes quantidades de frutas cítricas, um tipo de flavonoide presente nos alimentos reduzia em até 19% o risco de derrames provocados por coágulos de sangue — que entopem os vasos sanguíneos do cérebro.

 Robson Pires 
Via: gardeniaoliveira.blogspot.com

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Piadas de Caipiras

Dúvida Cruel

Seu Juvenal vaqueiro que morava no sítio trapiá nunicípio de Mungungue tinha quatro filhos, três bonitões, fortes e saudáveis e um, o mais novo, que se chamava Josias era mirradinho, raquítico, todo estropiado e feio pra lascar.
Seu Juvenal viveu a vida toda, desconfiando da mulher, mas nunca teve coragem de tocar no assunto, porém, no dia que estava em seu leito de morte, desabafa:
— Maria... Eu gostaria de saber se Josias é filho meu muié.
— Oxente Juvenal que converça é essa Home? Diz maria:
— Oia Maria, não minta pra eu. Se não for, não tem pobrema... Eu te perdôo Maria desde já. Eu só queria saber a verdade...
— Pois não Juvenal. — responde a mulher. — Você é o pai de Josias sim, juro por tudo o que é mais sagrado...
— Oxente Maria, que bom ouvir isso...

—Nisso o velho solta o seu último suspiro e morre.
A esposa, aliviada diz:
— Eita danou-se!! Ainda bem que ele não proguntou dos outros três!
Ampliando a zona livre


 
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realizou, até esta sexta-feira, auditorias para ampliar a zona livre de febre aftosa. O Maranhão, Piauí, Pernambuco e o Pará são os primeiros estados a receber vacinas contra a doença após avaliação dos fiscais federais agropecuários. O objetivo é que os estados sejam reconhecidos como livres da febre aftosa até o final do ano.

Segundo o ministério, nesta primeira fase, que começou na última segunda-feira (13), “os técnicos do Departamento de Saúde Animal (DSA) vão examinar o cumprimento das inconformidades apontadas na última auditoria, realizada em julho de 2011. Também será analisado o sistema de proteção em regiões de fronteira do Pará, Piauí e de Pernambuco”.

Na primeira semana de março, os estados do Ceará e de Alagoas serão avaliados pelos fiscais federais agropecuários. O comunicado também destaca que, caso o Rio Grande do Norte e a Paraíba não cumpram a determinação do ministério podem ter a nota de classificação de risco reduzida. “Os estados do Rio Grande do Norte e a Paraíba apresentaram deficiências relevantes e correm o risco de ter a sua classificação rebaixada de risco médio para alto risco, caso não atendam às recomendações”.

Os estados que não atenderem as determinações do ministério terão “restrições comerciais com as unidades federativas que iniciarem o processo para mudança de status. Entre elas, está a proibição de comercialização de animais vivos, de produtos e subprodutos e de material de multiplicação genética”.


VELHOS TEMPOS...

DESCUBRA NESSA FOTO QUEM SÃO ESSAS PESSOAS E DIGA VIA COMENTÁRIOS.

Ex-cangaceiro Candeeiro 

Ex-cangaceiro Candeeiro e Múcio Procópio

Para mim o encontro com o ex-cangaceiro Candeeiro, ou seu Né, como todos o chamam na intimidade, foi de uma emoção tremenda. A partir daquela casa simples, num lugarejo também simples, se esconde pedaços das história tantas vezes contadas por tantos. 

Logo que chegamos e antes mesmo de sermos apresentados a Candeeiro, o sertanejo olhou para cada um de nós com um olhar manso, mas como de uma águia e com a firmeza que só as experiências da vida podem proporcionar, foi declinando a característica de cada um; um a um. Aquilo me marcou profundamente. Permanecemos ali com seu Né e sua família por muito tempo, uma conversa boa, amena, cheia de animação que podia ser notada pela risada forte e conhecida de seu Né. Quando nos despedimos, ele veio até a porta, agradecendo a visita e fiquei a me perguntar o tamanha da inteligência desse sertanejo, talhado pela vida, pelo sofrimento e pelo destino. Candeeiro foi para mim o marco da Caravana Cariri Cangaço.

Múcio Procópio
Vice-Presidente da SBEC
Conselheiro Cariri Cangaço

Pai Nosso em cordel

 
Pai nosso que estais no céu,
Na terra, na água e no ar.
Santificado é seu nome,
Em tudo quanto é lugar.
Seja na paz ou na guerra
o que ligares na terra,
No céu também vai ligar.
*
Venha a nós o vosso reino,
Seja feita sua vontade.
Aqui na terra e nos céus,
Oh! Senhor Deus da bondade.
Ilumine os filhos seus
e guie esses passos meus,
no caminho da verdade.
*
Pão nosso de cada dia,
Nos dai sempre em abundância.
Perdoai nossos pecados
E nos livre da ganância.
Assim como perdoamos,
Se vos pedimos, louvamos,
Livres de toda arrogância.
*
Nos livre das tentações
e do mal, nos guie pro bem.
Porque teu é o poder,
O reino e a glória... Amém.


Damião Metamorfose
Fonte: http://www.recantodasletras.com.br

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Agricultores de Umarizal tem assegurado cerca de 700 horas de corte de terra para 2012.


Cerca de 700 horas de trator para realizar o corte de terra dos agricultores e agricultoras de Umarizal serão garantidos pelo executivo municipal este ano. Em reunião realizada na manhã dessa quinta-feira (23) na prefeitura, ficou definido que cinco tratores deverão realizar os cortes no município e cada agricultor terá direito a uma hora para sua propriedade, a diferença é com os agricutores que irão plantar mamona que terão duas horas de corte (100 horas no total).

A reunião teve a participação do prefeito Rogério Fonseca, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Umarizal, Eliete Bezerra, do secretário de Agricultura Luzivam e do secretário de transportes, Jadson Xavier "Jatão".

Para realizar o cadastro e garantir o corte em sua terra, o agricultor deve se dirigir a Secretaria de Agricultura localizada na prefeitura municipal com CPF e Endereço do sítio em mãos. Em algumas comunidades o corte já foi iniciado. A previsão, segundo o Secretário de Transportes Jadson Xavier é que o mais breve possível se tenham início os cortes nas demais localidades. "Estamos aguardando as chuvas e as previsões para este ano são muito boas conforme vem divulgado os metereologistas, principalmente para nossa região oeste".Disse Jatão.

 Ao todo conforme acertado, Umarizal terá 100 horas de corte este ano para plantação da mamona. Uma reunião com representantes da Petrobras deve acertar os últimos detalhes.

O corte de terra está previsto no orçamento muncipal e foi um dos pontos que gerou discussão no legislativo municipal no ano passado, durante a votação para aprovar a LOA (Lei Orçamentária Anual). Na sessao, o vereador Érico discordou do valor de R$ 30 mil reais que seriam destinados para o corte de terra em 2012 alegando ser um valor insuficiente para atender a demanda de Umarizal.

Porém foi esclarecido que o valor destinado a pasta da agricultura para este ano (R$ 338 Mil Reias) poderia a qualquer momento ser remanejado para suprir o corte. “Então se precisar de cento e cinquenta mil reais para o corte de terra, vai ter o valor, pois dentro da mesma secretaria se pode fazer essa mudança sem nenhum impedimento” Como destacou Washington Sales naquela sessão.
Fonte: http://uzlemfotos.blogspot.com

Piadas de Caipiras

Seu Juca vaqueiro está num bar em Munguengue, totalmente bêbado. É ai que ele vê uma cabocla, sentada numa mesa do bar.

Ele se levanta vai até lá, bota a mão em cima  da perna da dona e começa a coverçar besteira. A dona se assusta levanta da mesa e taca a maior bofetada na cara do bêbado.


Ele fica atordoado com a bofetada e diz:
 

- Oxente dona, descurpa eu pensei que fosse minha patrôa. Vosmicê se parece demais com ela!

E a dona esculhamba ele.
- Seu bêbado, vagabundo, disgraçado, filho de uma égua...  

- Ora dona, arrepare ai!! Até falar que nem minha muier vosmicê fala. As palvras são tudo iguazim.

EIIIIIITA NÓS...


Fotos da época do cangaço no sertão que intrigam...


Estaria Benjamim, falando ao celular em pleno 1936?!




OBS. Não levem a sério, é apenas brincadeira com as semelhanças. Se tiverem outras sugestões enviem para lampiaoaceso@hotmail.com

Campanha Sou Feliz, Sou de Umarizal — Minha Terra, Meu Lugar! Envolva-se!

 
Sou Feliz, Sou de Umarizal — Minha Terra, Meu Lugar! Essa é a campanha que está movimentando Umarizal, município localizado na região oeste do Rio Grande do Norte. A ação, realizada pela Diaconia em parceria com empresários locais ligados à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), tem como objetivo fortalecer o comércio local e potencializar o trabalho desenvolvido pela Diaconia na região.

Valorize os produtos da cultura local e as pessoas. Assim, o município cresce e você fica mais feliz.

Confira as ações previstas para a campanha:

    Ações promocionais com premiações (rifas, corridas, maratona).
    Venda de produtos especiais.
    Realização de jantar beneficente.
    Realização de shows com artistas locais.
    Gincanas educativas com as escolas.
    Encontro de blogueiros locais.

AGORA SÓ FALTA VOCÊ! PARTICIPE! ENVOLVA-SE!

O TEMPO DE SER FELIZ

Dizia Mário Quintana
Sobre a felicidade
Que pro homem ser feliz
Só existe uma idade
Pra se sonhar, fazer planos
E enfrentar dificuldade.

Somente um tempo na vida
De cada pessoa é possível
Ter energia bastante
E se tornar invensível
Se encantar com a vida
Pra nada ser impossível.

Se encantar com a vida
E apaixonado viver
Desfrutar do nosso mundo
E em harmonia se manter
Não ter medo e não ter culpa
De demonstrar o prazer.

Viver uma fase dourada
E ser capaz de criar
Criar a felicidade
Uma boa vida recriar
Investir na própria imagem
Pro seu ego melhorar.

Vestir-se de todas as cores
Alegrar o coração
Provar de vários sabores
Sempre com educação
Valorizar a saúde
E às vezes dizer não.

Tempo de entusiasmo
E coragem pra mostrar
Que todos os desafios
São convites pra lutar
Esses convites à luta
Não se deve ignorar.

Lutar por disposição
E enfrentar novidade
Tentar de novo e de novo
Pra encontrar felicidade
Quantas vezes for preciso
Sempre há possibilidade.

Essa idade que falo
Não está distante, não!
Tão fugaz na nossa vida
Do INSTANTE tem a duração
É o PRESENTE, é o AGORA,
Aproveite-a meu irmão!

Um beijão pra todos!
Nelcimá

SEU ANIMAL ESTÁ NA CHUVA OU NO SOL?

Menina salva cãozinho das águas

Animal sendo carregado

As chuvas chegaram no semi-árido nordestino e mais especificamnte refiro-me à minha cidade e região.

Vejo por onde passo, animais presos por cordas e correntes em árvores e cercas,  abandonados e esquecidos em quintais sem nenhuma árvore que lhes dê sombra, e passando frio, calor, sede e fome.

Com a chegada das chuvas, chegou também minha preocupação com estes pobres animais que ficam dias e noites ao relento, sofrendo as intempéries do tempo: hora muito sol, hora muita chuva.

Ouço grunidos, miados e todas as vozes animais que pedem socorro aos seus donos. 

Então, servindo-me deste veículo de comunicação, que a tantas pessoas alcança, faço o meu pedido a cada um de vocês que possuem almas sensíveis e cheias de amor.  

Por favor, retirem da chuva seus animais de estimação ou àqueles outros animais que lhes servem nos trabalhos diários: burros, jumentos, cavalos e bois. Pois que consideramos um ato de respeito e humanidade para com essas criaturas que assim como nós, são também criaturas de Deus.

Neste exato momento, faz frio ou calor? chove ou faz sol? Neste exato momento aonde está o seu animal de estimação ou aquele que passou o dia preso a uma carroça lhe servindo e auxiliando? Você sabe?

Pois está na hora de saber e proporcionar a ele água, alimento e bem-estar. 

A Natureza é sábia, não duvide disso, e mais cedo ou mais tarde irá  recompensar à todos aqueles que tudo de bom fizerem a esses seres indefesos que nos servem de companhia e nos ajudam em nossos afazeres.

Observe bem as fotografias acima. Parece ridículo uma menina salvando um cãozinho numa bacia ou um homem carregando seu animal em uma carroça?  Não. Não é ridículo, isto se chama compaixão.

Texto escrito e postado por Mariângela Freitas, em 19.02.2012 - domingo.
Fonte; naturezaeeducacao.blogspot.com

GONZAGA O REI COROADO

 
 A Escola de Samba Unidos da Tijuca que homenageou o cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga, foi a campeã na Marquês de Sapucaí. Como nordestina sinto-me orgulhosa em ver nosso Rei do Baião bem prestigiado no ano de seu centenário.
 O salgueiro ficou em segundo lugar, fazendo bonito e perdendo apenas por décimos, levando para avenida, também, um tema nordestino, o cordel.
Assim sendo, nosso Nordeste está na boca do povo, na voz dos brasileiros e atravessando fronteiras. 
Eita Nordeste arretado!!!!!
 
GONZAGA O REI COROADO
*
Traz a Unidos da Tijuca
A grande celebração.
Na avenida coroado
Será o rei do baião.
Nosso saudoso Gonzaga
Que segue com sua saga,
Encantando a multidão.
*
Luiz já é consagrado,
Pois reinar é seu destino
Encantou todo Brasil
Com o seu canto divino.
Recordar o Gonzagão
É mexer com o coração
Desta nação nordestina.
*
Quero ver o povo inteiro,
Fazendo sua louvação,
Homenageando Lua,
Luiz o rei do baião
Quero ver o sanfoneiro
Neste Rio de Janeiro
Em plena coroação.
*
Versos de Dalinha Catunda
Imagem: unidosdatijuca.com.br